Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Vista do exterior, prisão de Temer é tempestade política e ameaça reformas

Daniel Buarque

2022-03-20T19:05:29

22/03/2019 05h29

A prisão do ex-presidente Michel Temer criou uma "tempestade política" no Brasil, segundo a revista The Economist.

Segundo a avaliação da revista, o caso pode ter ramificações políticas sérias, atrapalhando reformas necessárias para a economia e para o governo de Jair Bolsonaro.

"Muitos investidores temem que a turbulência política e a oposição do MDB possam dificultar que o governo obtenha sua política mais importante, uma ampla reforma do sistema de previdência anunciada em fevereiro", explica.

A revista cita oscilações da Bolsa após a prisão como evidência da preocupação gerada no Mercado.

Por mais que a prisão de Temer fosse algo esperado desde que ele deixou o governo e perdeu proteções legais que vinham com o cargo, como relatou o jornal The Guardian horas após o ex-presidente ser detido, o caso está sendo visto como importante para o futuro político do Brasil.

A agência de análise de riscos americana Stratfor detalha melhor as pressões que podem ser geradas pela prisão.

"A prisão de Temer provavelmente ampliará a divisão política entre o presidente Jair Bolsonaro e o Legislativo do Brasil. No fragmentado Congresso do Brasil, Bolsonaro recorreu a extensas barganhas, muitas vezes pesadas, para aprovar leis. O partido de Temer, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), é uma parte relativamente pequena do Congresso, com apenas 13 das 81 cadeiras do Senado e 34 das 513 cadeiras da Câmara. Mas o significado de sua prisão se estende muito além do MDB. Quanto mais os legisladores brasileiros se arriscam a ficar enredados na investigação anticorrupção e, eventualmente, detidos -de fato, Moreira Franco é casado com a sogra do presidente da Câmara, Rodrigo Maia– membros do Congresso podem resistir à campanha anti-corrupção de Bolsonaro reduzindo o ritmo do processo legislativo", explica.

Ainda segundo a Stratfor, a prisão representa um risco para empresas estrangeiras que operam no Brasil, indicando que mais figuras do setor privado possam ser implicadas no caso

"O aumento do impasse do congresso e as lutas políticas internas sobre a investigação também poderiam estimular as flutuações cambiais e prejudicar o clima de investimento do país."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.