Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Nova condenação reduz chance de recuperação política de Lula, diz NY Times

Daniel Buarque

07/02/2019 10h56

A nova condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a 12 anos e 11 meses de prisão, teve grande repercussão na imprensa internacional. Dezenas de veículos estrangeiros relatam a decisão e o processo da Operação Lava Jato sobre obras realizadas por empreiteiras em um sítio de Atibaia (SP), explicando que Lula foi punido pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Após meses de cobertura mais detalhada em todo mundo sobre os problemas do ex-presidente com a Justiça brasileira, bem como de sua prisão e o bloqueio a sua candidatura presidencial, o tom geral dos primeiros textos publicados no exterior dessa vez não foi de surpresa, entretanto. A notícia foi tratada como algo normal no contexto político do Brasil, um complemento a uma outra condenação anterior. Com uma abordagem mais descritiva, e em princípio com pouca análise, a mídia estrangeira explicou o processo e reiterou que Lula já está preso.

O jornal americano The New York Times foi uma das poucas publicações internacionais a tratar de possíveis impactos políticos da decisão. Segundo a reportagem publicada ainda na noite de quarta, a condenação terá impacto no futuro político do ex-presidente.

A condenação, diz, "torna mais improvável que o homem que já foi considerado o 'leão' da esquerda latino-americana possa algum dia recuperar sua influência política".

Segundo a reportagem, apesar de ter muito apoio entre a população mais pobre do Brasil, Lula também sofre com rejeição por causa da Lava Jato, que revelou a corrupção durante os governos do PT.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.