Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Para especialista, lei anticrime de Moro segue modelo que tende a fracassar

Daniel Buarque

06/02/2019 16h55

O projeto de lei anticrime apresentado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, na segunda-feira (4) segue um modelo que tem problemas em seu funcionamento e que não costuma ter efeito real, segundo o cientista político Pablo Policzer.

Diretor do Centro de Pesquisas sobre a América Latina na Universidade de Calgary, no Canadá, Policzer avalia que a proposta, promessa da campanha presidencial de Jair Bolsonaro, pode até ter impacto político, mas não costuma se revelar eficiente no combate ao crime.

"Essas políticas de 'mano dura' muitas vezes encontram muito apoio político, especialmente em contextos onde as pessoas genuinamente se sentem inseguras. Mas elas têm repetidamente fracassado na prática", disse Policzer ao blog Brasilianismo.

O projeto apresentado por Moro contém mudanças em 19 áreas e endurece a legislação em relação ao cumprimento de penas de condenados em segunda instância. A proposta será encaminhada ao Congresso Nacional.

Policzer é especialista em política comparativa com foco na América Latina e há anos desenvolve pesquisas sobre violência no continente. Segundo ele, além de o projeto de lei anticrime ter problemas, ele precisa ser pensado no contexto de um governo que já agiu para facilitar o acesso a armas no país. Para ele, essas medidas têm pouco efeito real e podem até piorar ainda mais a sensação de falta de segurança no país.

"O que é especialmente preocupante é o afrouxamento das leis de controle de armas no Brasil, onde a violência dos vigilantes já é um grande problema. Em vez de segurança, esse movimento provavelmente gerará mais medo e insegurança", disse.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.