Topo

Blog do Brasilianismo

Mariana piorou imagem de Dilma no mundo; Brumadinho testa a de Bolsonaro

Daniel Buarque

30/01/2019 10h01

As toneladas de lama tóxica derramadas pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, em 2015, tiveram um efeito que foi além da tragédia humana e ambiental –uma das piores da história. O caso expôs ao mundo com holofotes mais fortes os problemas políticos enfrentados pelo país, que já estava mergulhado em uma profunda crise econômica e via a pressão crescer contra o governo. As intensas críticas à resposta da então presidente Dilma Rousseff ao caso serviram para piorar ainda mais sua imagem internacional, que já estava abalada.

O caso de 2015 foi um dos assuntos relacionados ao Brasil com maior evidência global naquele ano, se juntando ao panorama de turbulências políticas e econômicas que já haviam levado a revista The Economist a colocar em sua capa a ideia do Brasil afundando na lama de um atoleiro.

A falta de ação do governo mostrou que o Brasil não tinha líder, argumentava um artigo publicado pelo site de opinião da agência de notícias de economia Bloomberg. "Sabemos o que deu errado depois do desastre. A resposta do governo federal ao fiasco, ou a falta de resposta, é um caso de estudo sobre o que não fazer. Por dias, enquanto equipes de resgate buscavam sobreviventes, as autoridades do governo do Brasil não disseram quase nada", dizia o texto do colunista Mac Margolis.

As imagens após o rompimento da barragem serviam como uma analogia à ideia de que o próprio governo estava mergulhado em lama tóxica, segundo uma análise publicada à época na revista norte-americana The Nation. Para a publicação, historicamente ligada à esquerda global, as cenas do rio de lama tóxica ilustravam o capítulo final na história da ascensão e queda do PT no poder do Brasil.

O tom geral adotado pela mídia estrangeira sobre o caso era de que o rompimento da barragem poderia ter sido evitado, que a busca pelos responsáveis precisava ser levada adiante de forma eficiente, mas que a resposta do governo foi caótica.

Pouco mais de três anos depois, o novo desastre com uma barragem da Vale, em Brumadinho, o tom inicial de analistas fora do Brasil é de que o país não aprendeu a lição com a tragédia anterior, e foi incapaz de evitar um novo desastre. Apesar de haver um posicionamento crítico contra a Vale, a repetição de problemas com a mineração põe em xeque a política brasileira de licenciamento ambiental e fiscalização de mineradoras.

Mas isso não significou uma crítica imediata ao novo governo, empossado menos de um mês antes. O caso tem sido analisado externamente desde o começo por seu possível impacto político, ainda assim, e a tragédia tem sido avaliada como o primeiro grande teste do presidente Jair Bolsonaro.

"Esta vai ser a primeira oportunidade real de saber como vai ser o governo de Bolsonaro", disse a cientista política americana Kathryn Hochstetler, professora de desenvolvimento internacional da London School of Economics, em entrevista ao blog Brasilianismo.

A ideia apareceu em várias das centenas de reportagens publicadas pela imprensa estrangeira a respeito da tragédia, com grande atenção à reação do governo. Isso se dá especialmente por conta do tom já muito crítico adotado na imprensa internacional em relação a ele, e por causa das declarações de Bolsonaro durante a campanha e após sua eleição a respeito de regulamentações ambientais. Em dezembro, o então presidente eleito declarou que pretendia revogar regulamentações em todos os setores do país. "Só servem para arrecadação e entraves de desenvolvimento, sem nenhum retorno prático ao cidadão", afirmou.

O Financial Times alega que o desastre vai criar uma oposição mais forte a esta agenda contra regulamentação defendida antes por Bolsonaro.

"Para Bolsonaro, que sobrevoou a zona do desastre apenas 24 horas depois de voltar do Fórum Econômico Mundial, o acidente proporcionou um teste inicial de liderança. A raiva popular complicará os planos que ele divulgou em Davos para melhorar o clima de negócios do país ao reduzir a burocracia e privatizar as empresas estatais. (…) Acima de tudo, o presidente enfrentará um desafio mais duro para alcançar as ambições que ele sugeriu durante a campanha presidencial do ano passado para liberar todo o potencial de mineração do país, relaxando as salvaguardas ambientais e permitindo mais operações na floresta amazônica", diz o jornal de economia.

Apesar de ainda não haver uma análise externa mais detalhada da reação do governo ao caso de Brumadinho, a imprensa internacional deu bastante destaque à prisão de três funcionários da Vale diretamente envolvidos e responsáveis pela mina e seu licenciamento, o que indica uma atenção maior no Brasil à busca por responsáveis –mas não é diretamente ligado à atuação do presidente.

"Sabemos o que ele disse durante a campanha, defendendo a aceleração do licenciamento, e sabemos que logo no começo do governo ele tomou medidas que reduziram as proteções ambientais, mas acho que a tragédia de Brumadinho vai ser o evento mais informativo para sabermos como ele vai governar, e saber se ele consegue aprender com as lições de um caso assim. Acho difícil que alguém possa ver este episódio e achar que está tudo bem. Ele parece estar levando o caso muito a sério, e foi à região imediatamente. Não sei o que ele vai fazer, mas acho que o comportamento dele vai nos dizer muito sobre como vai ser seu governo", avaliou Hochstetler.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil.

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo