Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Imprensa internacional associa discurso de Bolsonaro a risco de ditadura

Daniel Buarque

23/10/2018 07h36

As declarações do candidato a presidente Jair Bolsonaro sobre possível perseguição a opositores foram interpretadas no exterior como um eco da ditadura militar e um risco à democracia brasileira. A candidatura de Bolsonaro já tem sido criticada pela mídia internacional por conta do tom autoritário percebido em suas falas, e a atenção cresceu na semana antes da eleição decisiva para o país.

O jornal britânico "The Guardian" deu atenção ao tema antes mesmo das declarações mais recentes do candidato à Presidência. Na segunda-feira, publicou uma reportagem sobre o sentimento de alarme para os sobreviventes da ditadura por conta da ascensão de Bolsonaro.

"Faltando apenas dias para o segundo turno decisivo do que muitos chamam de a eleição presidencial mais importante da história do Brasil, as emoções estão elevadas entre os que sofreram durante o período autoritário, quando centenas foram mortos ou desapareceram sob um regime dedicado a varrer o que era visto como ameaça comunista", diz a publicação, citando os discursos de Bolsonaro como ecos desse período.

A preocupação ganhou ainda mais atenção no resto do mundo depois do discurso de Bolsonaro, em que ele afirmou que fará uma "faxina" e que os "marginais vermelhos" serão "banidos" do país, em referência aos seus adversários.

"O favorito da extrema direita para se tornar o próximo presidente do Brasil prometeu levar adiante uma purga histórica dos seus adversários políticos em um discurso ameaçador que empolgou seus seguidores e deixou os oponentes de esquerda preocupados e irritados", diz o mesmo "Guardian" em uma nova reportagem sobre o tema.

O site da rede Al Jazeera também tratou das ameaças de Bolsonaro em uma reportagem. Segundo a publicação, Bolsonaro chama opositores de criminosos e promete uma "limpeza" do país.

"O Brasil foi governado por uma ditadura militar brutal e repressora entre 1964 e 1985 durante a qual centenas de opositores políticos foram assassinados e milhares foram torturados", ressalta.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.