Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Insegurança pode levar militares de volta ao poder no Brasil, diz Bloomberg

Daniel Buarque

15/10/2018 04h17

Uma reportagem publicada no site da agência de economia Bloomberg analisa como os militares estão prestes a voltar ao poder no Brasil três décadas após o fim da ditadura. Se Jair Bolsonaro for eleito presidente, diz, seu governo pode ter até cinco generais, o maior papel das forças de segurança no governo em décadas.

"Apenas 30 anos após o fim de uma ditadura militar, as forças de segurança do Brasil estão de volta. Mesmo que Bolsonaro perca a eleição, agora existe um significativo bloco de lei e ordem no Congresso eleito por uma população com medo da alta criminalidade", diz.

A insegurança no país que registrou mais de 60 mil homicídios por ano é a principal causa do apoio dos brasileiros ao retorno dos militares à política, segundo a reportagem.

Apesar do apoio popular dado a muitos desses militares que chegam à política, a Bloomberg ressalta que o movimento político no país se dá alinhado a um crescimento da extrema direita.

"Bolsonaro colocou em dúvida o futuro da democracia. Ele ficou famoso –e infame– por conta de comentários depreciativos contra mulheres, gays, indígenas e afrodescendentes. Ele disse que o maior problema com a ditadura foi que ela não matou gente o suficiente, e que se recusaria a aceitar o resultado das eleições se ele perdesse."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.