Topo

Blog do Brasilianismo

Em novo clipe, Paul McCartney mostra a sua imagem do Brasil

Daniel Buarque

17/09/2018 16h43

A imagem de uma mulher de biquíni na praia –um dos estereótipos mais clássicos do Brasil nos olhos do resto do mundo– abre o clipe mais novo de Paul McCartney, de "Back in Brazil", em que ele canta sobre o país que conheceu em repetidas viagens em turnê nos últimos anos.

A canção é parte do novo disco, "Egypt Station". Sua letra trata da vida no país onde uma garota "sonha com um futuro melhor", onde "as noites são para dançar e os dias são para o sol".

O clipe conta a história da garota citada na letra, em Salvador, se divertindo e indo a um show do próprio McCartney, que a chama para subir no palco e dançar com ele.

Apesar da imagem clichê do começo do clipe, o vídeo até que pega leve no uso de estereótipos do país. A exposição de poucas imagens exageradamente marcadas como cartões postais e a escolha de Salvador (em vez do Rio de Janeiro, usada mais tradicionalmente por músicos estrangeiros) ajuda a dar um ar até simpático ao olhar dele sobre o Brasil.

"Back in Brazil" foi considerada a música "mais estranha" e mais "fresca" do novo disco pela revista "Rolling Stone". Segundo a publicação, o ex-beatle tocou nove instrumentos diferentes na sua gravação, que foi uma das que deu mais trabalho no novo disco.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo