Topo

Blog do Brasilianismo

Analistas veem aumento da radicalização política após ataque a Bolsonaro

Daniel Buarque

10/09/2018 05h25

"A política no Brasil é um negócio perigoso", diz um artigo publicado na revista de política internacional "Foreign Policy" sobre o ataque a Jair Bolsonaro e a situação do Brasil a um mês da eleição presidencial.

Segundo a publicação, em um país polarizado onde mais de uma centena de políticos foram assassinados em uma década, a radicalização deve crescer ainda mais depois que Bolsonaro foi esfaqueado.

"Quer ele ganhe ou perda, a campanha de Bolsonaro e o ataque contra ele vai mudar a política brasileira", diz a revista. "Ele incorpora a política da raiva que varreu o Brasil", explica.

A percepção do aumento da radicalização política do Brasil também foi o tema do quadro "A Cara do Brasil" no programa Revista CBN.

Segundo o artigo na "Foreign Policy", a crescente insatisfação dos brasileiros com as instituições políticas do país levou à situação atual, e pode se tornar ainda pior. "Bolsonaro pode simbolizar o radicalismo hoje, mas é possível que ele pareça mediano nas próximas décadas".

O texto é escrito pelo professor de política e relações internacionais da FGV Eduardo Mello.

O tom dele é parecido com o do diretor do Instituto Brazil do Wilson Center, nos Estados Unidos. Segundo Paulo Sotero, o ataque contra Bolsonaro "envenenou" a corrida eleitoral, que agora entra em um terreno novo e desconhecido.

No site da rede de TV americana CNN, Samantha Vinograd, ex-membro do Conselho de Segurança Nacional de Barack Obama, excreve que a democracia brasileira está literalmente sob ataque.

O Brasil é um país onde a violência política é constante, explica. Após o atentado contra Bolsonaro, diz, "este tipo de violência pode continuar até as eleições presidenciais em outubro, um presságio de uma tendência perigosa no maior país da América do Sul", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo