Topo

Blog do Brasilianismo

Sem reformas, Brasil terá crise e afetará economia global, diz analista

Daniel Buarque

24/07/2018 05h41

O mercado financeiro global vem acompanhando com tensão a movimentação política no Brasil no ano eleitoral. O Fundo Monetário Internacional (FMI) recentemente também alertou sobre os riscos políticos para a economia, e reduziu a previsão de crescimento do PIB do país em 2018. A grande preocupação dos investidores é que o novo presidente eleito em outubro ignore o que eles veem como necessidade de reformas estruturais urgentes no país.

Se isso acontecer, "devemos nos preparar para uma grande crise econômica na oitava maior economia do mundo, o que pode gerar problemas para toda a economia global", escreve o analista de economia global Desmond Lachman, em um artigo publicado no site do think tank American Enterprise Institute.

Especialista em macroeconomia global, Lachman atuou como vice-diretor no departamento de políticas de desenvolvimento do FMI, e vê o alerta emitido recentemente pelo Fundo como fundamental para a definição das políticas econômicas do Brasil.

"Se os formuladores de políticas do Brasil podem argumentar que não entenderam completamente o sinal claro que os mercados estão enviando sobre a necessidade de reformas econômicas e das finanças públicas, eles não têm desculpa para não entender a mensagem explícita do FMI sobre a urgente necessidade de reforma econômica", diz.

Site do FMI sobre o Brasil

Uma reportagem recente no jornal "Financial Times" tratava dessa preocupação internacional. A falta de um consenso sobre a necessidade de reformas estruturais no país entre os principais candidatos a presidente é a origem da preocupação.

Para Lachman, os sinais de que o Brasil pode não ter um movimento político a favor das reformas na economia são preocupantes, e o crescimento de "candidatos populistas" (sem citar nomes) nas pesquisas de intenção de voto para presidente dão sinais ainda mais inquietantes.

Os possíveis efeitos de um agravamento da crise brasileira nos Estados Unidos, entretanto, podem levar o governo americano a pressionar o Brasil pelas reformas, ele argumenta.

Segundo Lachman, "a última coisa de que a economia dos EUA precisa é de uma crise econômica e financeira generalizada no Brasil".

"Espera-se que, em seu cenário de políticas monetárias e comerciais, os formuladores de políticas dos EUA estejam tomando nota do caminho perigoso em que a economia brasileira se encontra agora, e de como o Brasil pode impactar as economias dos EUA e do mundo. (…) Alguém poderia pensar que a última coisa de que a frágil economia do Brasil precisa é de uma intensificação da política protecionista ou um aumento nas taxas de juros dos EUA", diz Lachman.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo