Topo

Blog do Brasilianismo

Favorito, Brasil é o finalista que menos faz cera, diz site de estatísticas

Daniel Buarque

06/07/2018 05h10

Por mais que as imagens de Neymar rolando no chão pedindo falta tenham se tornado as mais discutidas em todo o mundo durante esta Copa da Rússia, o Brasil é o time que menos faz cera e atrasa o jogo entre os oito finalistas que continuam na disputa.

A informação foi publicada pelo site de jornalismo baseado em estatísticas FiveThirtyEight, um dos mais respeitados do mundo, que calculou o tempo que cada time atrasou o recomeço do jogo durante a Copa.

O levantamento analisou o tempo médio que jogadores levaram para cobrar lateral, tiro de meta, escanteio, falta e para fazer substituições. No total, foram analisados 4.529 dados da Copa para concluir que os times que estão vencendo demoram em média 34% mais tempo para realizar estas atividades do que os times que estão perdendo o jogo. Quando isolado o período final do jogo (últimos 30 minutos), a diferença aumenta para 43%.

Em vez de fazer cera, o Brasil levou em média 2 segundos a menos para executar cada uma das cinco ações enquanto estava à frente do placar. Os times que mais fizeram cera na fase de grupos foram o Peru (6,1 segundos a mais), a Sérvia (5,7 segundos a mais) e a Suécia (5,7 segundos a mais). A Bélgica, que enfrenta o Brasil nesta sexta-feira, demorou 0,1 segundo a mais do que a média de tempo de todas as equipes.

"Curiosamente, apesar de toda a atenção negativa que Neymar e o Brasil tiveram por desperdiçar tempo caindo, a equipe foi uma das três de nossa amostra que completou as cinco ações rotineiras mais rapidamente do que o ritmo médio enquanto estavam à frente no placar", diz o site.

"Entre as oito equipes que ainda lutam para levar para casa o troféu da Copa do Mundo, a França e a Suécia foram as mais eficazes em gastar o tempo –levando uma média de quase 6 segundos a mais por atividade do que a média de todas as equipes em todos os cenários. Estes dois arrastaram os pés de formas diferentes: a Suécia demorou a fazer as substituições e bater escanteios, enquanto a França mostrou-se particularmente lenta nas cobranças de falta e lateral", diz o FiveThirtyEight.

O site de estatísticas tem acompanhado vários detalhes da Copa do Mundo. Antes do início da competição, ele indicava que o Brasil era a equipe mais forte na disputa. Às vésperas da disputa das quartas de final, o FiveThirtyEight continua indicando o Brasil como o favorito ao título.

"Em uma Copa do mundo cheia de decepções, uma coisa se mantém consistente: O Brasil é o melhor time de futebol do mundo. A Seleção chegou ao torneio jogando como o melhor time do mundo. Após quatro partidas na Rússia, eles jogaram como o melhor time da competição –tanto na forma como atacam quanto na forma como defendem. Enquanto outros favoritos caíram, o Brasil continua entregando, e há motivo para acreditar que o time ainda não atingiu seu potencial máximo", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo