Topo

Blog do Brasilianismo

Revista acadêmica analisa a presença do Brasil no cenário internacional

Daniel Buarque

27/06/2018 04h11

A edição mais recente da revista acadêmica "Trama Interdisciplinar", publicada neste mês, reúne uma série de artigos analisando a presença do Brasil no cenário internacional. A publicação especial bilíngue traz textos sobre a imagem do Brasil no exterior.

A coleção de artigos busca demonstrar a cooperação entre pesquisadores do Reino Unido e do Brasil que trabalham na área da pesquisa interdisciplinar sobre a imagem do Brasil, sob as perspectivas da história do cinema, relações internacionais, design, estudos culturais, nation branding, história da ciência e jornalismo.

No texto que apresenta a revista, a editora acadêmica Jane de Almeida avalia a situação atual do soft power brasileiro, discutida nos artigos da publicação.

"Apesar da reconhecida riqueza cultural brasileira, nosso país não figura bem nos rankings mundiais do relatório Soft Power e perdeu cinco posições nos últimos três anos: da 23ª para a 29ª, de 2015 a 2017. Em termos de soft power, esses resultados são desastrosos, inclusive porque o Brasil promoveu, a custos exorbitantes, eventos mundiais como a Copa de Futebol, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, que deveriam ter alavancado, ou como poderia ser dito em inglês, 'leveraged', nosso capital cultural e nosso poder de relações internacionais. Esse desastre é, em grande parte, proveniente da situação política brasileira, mas as implicações do soft power como poder público serviram de inspiração para a chamada de publicação desta edição da revista 'Trama'."

Publicada como Dossiê Soft Power, a revista foi editada em parceria com a professora de Estudos Brasileiros na Universidade de Leeds, no Reino Unido, Stephanie Dennison, que esteve no Brasil em 2017 como professora visitante do Programa de Pós-Graduação da Universidade Mackenzie, em São Paulo.

Dennison é apresentada na edição como uma das mais ativas brasilianistas em atuação no Reino Unido e uma das mais importantes pesquisadoras acerca das temáticas culturais relacionadas ao Brasil no exterior. Segundo ela, a ideia de editar o dossiê surgiu após o workshop "Identidade brasileira sob um olhar estrangeiro", realizado em São Paulo durante sua visita.

Na ocasião, a professora concedeu uma entrevista à Folha tratando da imagem do Brasil. Segundo ela, "a situação da inserção da cultura do Brasil no mundo não mudou, mesmo que a imagem do país tenha perdido força por conta da crise. O país continua fortemente associado a futebol e praias, de forma reducionista, mas positiva. A imagem da cultura parece sobreviver além das crises do Brasil, até porque é algo que não está associado ao governo e à política, como costuma acontecer no caso da China e da Rússia. Isso é muito importante para o Brasil, pois é algo positivo para a imagem do país."

Ao apresentar a edição da "Trama", a professora diz que para ela, como brasilianista, o Brasil nunca esteve fora dos holofotes, embora seja perceptível que o país tenha ganhado mais atenção internacional recentemente, especialmente por causa da Copa da da Olimpíada realizadas no país.

"Certamente não é coincidência que um bom número de artigos do presente volume reflita sobre duas questões: o sucesso ou não da recente incursão do Brasil em sediar megaeventos, e, em particular, os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e as questões relacionadas ao lugar do Brasil nos rankings de soft power", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo