Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil não passaria nem da primeira fase em Copa do Mundo da Democracia

Daniel Buarque

15/06/2018 06h12

Um dos países favoritos na disputa no futebol, segundo as principais simulações esportivas, o Brasil não passaria nem da primeira fase se a disputa da Copa do Mundo fosse em torno do funcionamento da sua democracia.

Segundo o Democracy World Cup, uma simulação com base em informações retiradas de índices que avaliam a consolidação da democracia e da economia de mercado em mais de cem países, o Brasil seria desclassificado após sofrer duas derrotas e empatar o terceiro jogo da fase de grupos.

A avaliação foi feita pela fundação alemã Bertelsmann, que adaptou o seus estudos sobre democracias de todo o mundo e simulou cada partida da Copa em torno da situação política de cada país.

Segundo a simulação, o Brasil começaria a Copa tomando uma goleada de 5 a 0 da Suíça, perderia em seguida de 3 a 0 da Costa Rica e ganharia seu único ponto do torneio no empate em 1 a 1 com a Sérvia. A Suíça seria o primeiro lugar do grupo, com três vitórias, 14 gols marcados e nenhum tomado.

"Submetemos os 32 países participantes da Copa a um rigoroso teste de democracia", diz a página especial do Bertelsmann Stiftung sobre a simulação.  Cada nação foi comparada a partir de dados do Índice de Transformação (BTI) e dos Indicadores de Governança Sustentável (SGI). Os países da Copa foram avaliados em cinco áreas centrais: Eleições, liberdade de expressão, proteção dos direitos civis, inclusão social e prevenção da corrupção. O placar de todos os jogos da primeira fase foram simulados com base nesses estudos. Quanto mais democrático o país, maior a chance de ele ganhar a disputa.

Além das simulações das disputas da Copa, o Bertelsmann também divulgou relatórios específicos sobre a situação política e econômica de cada um dos países participantes. No caso do Brasil, o país recebeu uma nota 7,29 e aparece em número 22 no ranking de 129 nações. Os índices do país relacionados a política e governo foram os que receberam pior avaliação.

"O período em análise foi caracterizado pela mais séria crise política e econômica desde o retorno do Brasil à democracia, com um dos maiores escândalos de corrupção da história do Brasil", diz o relatório.

Segundo o estudo, um dos problemas mais graves do país atualmente é a polarização na sociedade brasileira. "Essa polarização é basicamente o resultado de reformas iniciadas pelos antigos governos liderados pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Muitos dos ricos se tornaram ainda mais ricos, enquanto muitos dos pobres ascenderam ao que no Brasil é chamado de "nova classe média". Quanto mais a crise política e econômica se intensificou nos últimos anos, mais divisões regionais e sociais apareceram."

Os resultados do estudo geral da fundação alemã, publicados em março deste ano, indicam que a crise política, a polarização, o esgotamento do atual modelo partidário, o impeachment de Dilma Rousseff e a crescente desconfiança da população brasileira com o sistema democrático contribuíram para a queda do Brasil no Índice de Transformação (BTI).

A lista completa avaliou 129 países. Quando analisada apenas a saúde democrática, a nota concedida ao Brasil decresceu de 8,1 em 2016 para 7,7. Dessa forma, acabou ultrapassado por países como Bulgária e Argentina e empatou com a Sérvia. Nesse quesito, o Brasil caiu da 19ª para 23ª posição. Já no ranking que mede o funcionamento da economia de mercado, a queda foi um pouco menor, de 7,1 em 2016 para 6,9 em 2018.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo