Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Para agência de economia, greve de motoristas pode definir rumo da eleição

Daniel Buarque

25/05/2018 05h05

Em uma das poucas análises publicadas em veículos estrangeiros a respeito do caos criado pela greve de motoristas de caminhão no Brasil, a agência de notícias de economia Bloomberg avalia que a paralisação mostra a insatisfação dos brasileiros com as forças do mercado e indica que isso pode afetar os rumos da eleição presidencial no país.

"A greve reflete a irritação generalizada com o aumento do preço dos combustíveis em um país que mal se recupera da sua pior recessão na história", diz a reportagem publicada no site da agência.

A partir da paralisação, o tom favorável ao mercado que vinha dominando o debate pré-eleitoral pode se transformar. Segundo uma economista ouvida pela agência, a greve "mostra que os brasileiros não estão preparados para a liberdade dos mercados".

O caos gerado pela greve ganhou pouca repercussão internacional até o fim desta semana. Além da análise da Bloomberg, apenas agências de notícias distribuíram reportagens relatando a situação do país e a propagação de fake news por conta da paralisação, e um ou outro veículo, como a rede britânica BBC, publicaram reportagens curtas sobre o tema.

Um ponto interessante da cobertura internacional é que o jornal britânico "Daily Express" publicou um alerta para turistas britânicos com destino ao Brasil. O texto é baseado em um alerta do ministério de relações internacionais do país indicando que a greve pode alterar a operação de voos nos aeroportos brasileiros e afetar o suprimento de supermercados.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.