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Classe média vai decidir 'eleição do medo e do nojo', diz 'Financial Times'

Daniel Buarque

22/05/2018 06h28

O medo da violência e a repugnância em relação a toda a classe política vão ser os dois pontos principais na mente dos eleitores brasileiros que vão escolher o próximo presidente do país. Na hora de votar, em outubro, vão ser os cidadãos da "nova classe média", beneficiados pelos anos de crescimento e programas sociais do governo Luiz Inácio Lula da Silva e agora ameaçados pela crise, que vão decidir quem vai governar o país.

Estes são os argumentos centrais por trás de uma longa reportagem sobre a situação política do Brasil publicada pelo jornal de economia "Financial Times".

Segundo a publicação, a classe C está vendo suas conquistas dos últimos anos ameaçada pela longa crise econômica no país, e isso deve pesar na escolha dos próximos governantes.

"A questão agora é saber se o próximo governo vai ser capaz de levar adiante as reformas necessárias para gerar crescimento de longo prazo, incluindo uma transformação do caro sistema previdenciário brasileiro, para reduzir os insustentáveis déficits do orçamento", diz a reportagem, puxando o foco para a economia.

Segundo o "FT", Geraldo Alckmin ainda é visto como o candidato com maior capacidade de promover reformas, apesar de não aparentar ter força nas pesquisas de intenção de voto e de estar ameaçado por denúncias de corrupção. Além dele, o jornal cita a candidatura de Jair Bolsonaro como a mais beneficiada pela sensação de medo no país. O "FT" diz ainda que Lula, mesmo preso, terá muita força na eleição, e pode ajudar a eleger o próximo presidente.

"Mais de que qualquer coisa, esta eleição vai ser uma batalha pelos corações e mentes das classes médias baixas", diz.

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Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

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