Topo

Blog do Brasilianismo

Marielle se transforma em símbolo global de luta contra racismo e opressão

Daniel Buarque

20/03/2018 12h24

Marielle se transforma em símbolo global de luta contra racismo e opressão

Se o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco pretendia silenciar a luta política dela, o efeito do ataque contra ela foi o oposto, e a repercussão da sua morte já tem impacto internacional. Segundo análises publicadas nesta semana por veículos da imprensa estrangeira, Marielle se transformou em um símbolo global da luta contra o racismo e a opressão.

"O maior país da América Latina assistiu espantada enquanto uma personagem pouco conhecida fora do Rio de Janeiro se transformou em um símbolo global de opressão racial", diz uma reportagem publicada pelo jornal americano "The Washington Post".

O jornal lembra que Marielle foi homenageada no Parlamento Europeu e destaca protestos realizados em diferentes partes do mundo desde o assassinato.

"De Berlim a Miami a Montreal, pessoas que nunca haviam falar de Marielle até a semana passada tomaram emprestada uma frase do movimento 'Black Lives Matter': #sayhername (diga o seu nome)", diz o jornal.

"Como uma negra, lésbica, de esquerda, Marielle representava uma interseção de movimentos que estão se combinando como resultado do seu assassinato. Dezenas de milhares de brasileiros de todas as cores tomaram as ruas após sua morte."

O reconhecimento de Marielle como símbolo ganhou destaque também no jornal britânico "The Guardian". "A ativista política brasileira –uma negra, mãe solteira gay– foi uma lutadora sem medo em um país marcado pelo racismo e pela desigualdade. Seu assassinato deve reverberar em todo o mundo", diz a repórter Chitra Ramaswamy em uma coluna.

"O mundo está ao mesmo tempo encolhendo e se tornando mais assustador, e a repercussão de atos tão odiosos e emblemáticos viaja até longe de maneira rápida. A resposta também: dezenas de milhares apareceram no Brasil para protestar pelo assassinato de Marielle. Centenas de milhares se recusaram a esquecer dela em mais de 30 idiomas usando a hashtag #MarielleFrancoPresente", diz.

O site de jornalismo Quartz também se refere a Marielle como um "ícone global".

"Apesar de Franco ainda não ter entrado na polarizada política nacional do Brasil, seu assassinato reverberou em nível nacional e internacional. O Brasil perdeu uma política que ajudou aqueles que há tempos são ignorados –mulheres, pobres e negros. Mas com a morte dela, parece que o mundo ganhou uma mártir", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo