Topo

Blog do Brasilianismo

Lava Jato revelou ao mundo o Brasil como país exportador de corrupção

Daniel Buarque

12/03/2018 07h48

Reportagem da Al Jazeera sobre o Brasil como exportador de corrupção

A Operação Lava Jato já foi descrita por um jornal estrangeiro como responsável por revelar "o maior escândalo de corrupção da história". Uma outra publicação internacional agora se debruça sobre a investigação e sobre seus impactos no exterior. Segundo reportagem publicada pela Al Jazeera, a Lava Jato revelou ao mundo o Brasil como país exportador de corrupção.

Em um texto longo e detalhado, o site em inglês da rede árabe apresenta a história da Lava Jato e diz que ela descobriu um nível "sem precedentes de propinas, corrupção e lavagem de dinheiro" não apenas no Brasil.

"Nunca antes o Brasil exportou corrupção como o fez no caso da Lava Jato", diz a reportagem, citando um diretor da ONG Transparência Internacional.

Ecoando a avaliação de que se trata de um dos maiores escândalos do mundo, a reportagem explica que o problema da corrupção no Brasil não é novo e faz parte do sistema. O que a Lava Jato trouxe de novidade foi a escala, a quantidade de dinheiro e de pessoas envolvidas.

A reportagem da Al Jazeera é apenas a mais recente em uma série de publicações internacionais a tratar da Lava Jato e seus impactos no Brasil e no mundo. Ela é uma das amostras mais completas, entretanto, da forma como o Brasil se tornou exportador dessa corrupção.

Apesar do tom crítico em relação ao Brasil e a este papel de exportador de corrupção, a Al Jazeera explica que as revelações da Lava Jato e as investigações da Justiça brasileira também acabaram tendo impacto internacional. Segundo a reportagem, revelações de escândalos em outros países estão gerando uma "nova atitude" em relação à corrupção na América Latina e em outros países onde o Brasil atua.

"Governos do Equador a Angola estão lidando com as repercussões do caso", diz, alegando que a Lava Jato criou uma expectativa de que a impunidade possa deixar de ser a regra para a corrupção.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo