Brasilianismo

Lava Jato revelou ao mundo o Brasil como país exportador de corrupção

Daniel Buarque

Reportagem da Al Jazeera sobre o Brasil como exportador de corrupção

A Operação Lava Jato já foi descrita por um jornal estrangeiro como responsável por revelar ''o maior escândalo de corrupção da história''. Uma outra publicação internacional agora se debruça sobre a investigação e sobre seus impactos no exterior. Segundo reportagem publicada pela Al Jazeera, a Lava Jato revelou ao mundo o Brasil como país exportador de corrupção.

Em um texto longo e detalhado, o site em inglês da rede árabe apresenta a história da Lava Jato e diz que ela descobriu um nível ''sem precedentes de propinas, corrupção e lavagem de dinheiro'' não apenas no Brasil.

''Nunca antes o Brasil exportou corrupção como o fez no caso da Lava Jato'', diz a reportagem, citando um diretor da ONG Transparência Internacional.

Ecoando a avaliação de que se trata de um dos maiores escândalos do mundo, a reportagem explica que o problema da corrupção no Brasil não é novo e faz parte do sistema. O que a Lava Jato trouxe de novidade foi a escala, a quantidade de dinheiro e de pessoas envolvidas.

A reportagem da Al Jazeera é apenas a mais recente em uma série de publicações internacionais a tratar da Lava Jato e seus impactos no Brasil e no mundo. Ela é uma das amostras mais completas, entretanto, da forma como o Brasil se tornou exportador dessa corrupção.

Apesar do tom crítico em relação ao Brasil e a este papel de exportador de corrupção, a Al Jazeera explica que as revelações da Lava Jato e as investigações da Justiça brasileira também acabaram tendo impacto internacional. Segundo a reportagem, revelações de escândalos em outros países estão gerando uma ''nova atitude'' em relação à corrupção na América Latina e em outros países onde o Brasil atua.

''Governos do Equador a Angola estão lidando com as repercussões do caso'', diz, alegando que a Lava Jato criou uma expectativa de que a impunidade possa deixar de ser a regra para a corrupção.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil