Topo

Blog do Brasilianismo

Intervenção no Rio normaliza o autoritarismo no Brasil, dizem pesquisadores

Daniel Buarque

26/02/2018 05h00

Intervenção no Rio normaliza o autoritarismo no Brasil, dizem pesquisadores

A intervenção federal no Rio de Janeiro ameaça a democracia brasileira, segundo os pesquisadores Nicholas Barnes e Stephanie Savell, do Watson Institute for International and Public Affairs da Universidade Brown, nos EUA.

A avaliação faz parte de um artigo escrito pelos dois para o "US News & World Report", em que eles analisam a situação que é chamada de "vida em uma zona de guerra".

Segundo eles, a medida do presidente Michel Temer é "míope e cínica", parte de argumentos reacionários, dificilmente vai dar resultados e ainda abre um precedente perigoso para a democracia.

"O policiamento liderado pelos militares fornecerá pouca ou nenhuma solução real para a violência relacionada com o crime do Rio. O que ele fará, em vez disso, é capacitar os militares para assumir um maior controle da vida civil e normalizar o autoritarismo em uma suposta democracia. Esta é uma abertura traiçoeira para um Exército muito pronto para assumir maior autoridade, num país cuja liderança atual tem escassa legitimidade pública."

Barnes faz pós-doutorado na universidade americana, e realizou estudos etnográficos com militares no Complexo da Maré em 2014, enquanto Savell é codiretora do Projeto Custos de Guerra e estuda relações civis e de segurança entre os EUA e o Brasil, além de realizar pesquisas em favelas do Rio desde 2009.

A avaliação deles se alinha ao artigo escrito pelo pesquisador alemão Chritoph Harig neste blog Brasilianismo, em que ele disse que a intervenção legitima a militarização como solução para problemas sociais do Brasil.

Os pesquisadores fazem referência aos problemas políticos do Brasil nos últimos anos, e indicam que a entrada dos militares no cenário pode criar problemas para o país. Além disso, argumentam, a probabilidade de os militares resolverem o problema é pequena, já que não é a primeira vez que eles atuam no Rio.

"O Exército brasileiro se orgulha de estar sempre pronto para entrar em cena e salvar a nação, vendo-se como um bastião de responsabilidade e ética em meio ao caos, corrupção e criminalidade. Ainda hoje, há muitos dentro dos militares que veem a ditadura como tendo sido uma medida necessária para resgatar o Brasil da liderança política incompetente. Por isso, não é muito difícil entender esta ação militar como um alerta sobre a democracia brasileira. Pode-se imaginar que os militares continuam na mesma direção, aproveitando a turbulência política de hoje para considerar o governo civil indigno de governar completamente."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo