Topo

Blog do Brasilianismo

Para revista, protestos do carnaval deram amostra do que esperar na eleição

Daniel Buarque

16/02/2018 07h05

Para revista, protestos do carnaval deram amostra do que esperar na eleição

Quem quiser entender o que está acontecendo no Brasil meses antes de eleições decisivas para a democracia no país precisa olhar para o carnaval que acabou nesta semana, segundo um artigo publicado na revista "Americas Quarterly".

"O carnaval não ia ficar imune à profunda frustração dos brasileiros com a elite política", diz. Ele acabou se transformando numa "plataforma para misturar alegria e protesto –um sinal das questões que galvanizam os eleitores e das frustrações que conduzem os candidatos anti-establishment".

O texto assinado pelo editor Brendan O'Boyle se alinha à análise que se tornou mais comum no exterior sobre o carnaval deste ano. Vista de fora, a festa que simboliza o país se tornou o palco de um tema mais sério sobre política e o futuro do Brasil.

Com o país polarizado desde o impeachment de Dilma Rousseff, a população não se vê representada por nenhum dos políticos tradicionais, o que se ampliou nas demonstrações do carnaval.

"Não é uma surpresa que muitos brasileiros se sintam empurrados a falar das questões que os políticos normalmente evitam, como racismo, violência e misoginia", complementa.

Os protestos políticos do carnaval também foram tema de uma reportagem da revista "The Economist", que indica que a falta de força política do presidente Michel Temer dificulta a aprovação de reformas que a publicação defende serem necessárias para o Brasil, como a da Previdência.

Alegando que o Brasil fez um "desfile a caminho do desastre" a pesquisa diz que Temer está tentando aprovar as reformas, mas que tem se esforçado mais para evitar sofrer com as acusações de corrupção.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo