Topo

Blog do Brasilianismo

Condenação de Lula é melhor do que o pré-sal para a economia, diz 'WSJ'

Daniel Buarque

05/02/2018 06h55

Condenação de Lula é melhor para a economia do que o pré-sal, diz 'Wall Street Journal'

A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em segunda instância é uma conquista maior para a economia brasileira do que a descoberta do pré-sal ou do que uma grande colheita de soja, segundo um artigo de opinião publicado pelo jornal americano de finanças "The Wall Street Journal".

Para o jornal, a confirmação de que Lula não deve ser autorizado a concorrer novamente à Presidência foi celebrada pelos mercados, mas o principal motivo para ver a decisão do TRF-4 como uma "vitória" é outro. A condenação "é um sinal de que o Judiciário está se tornando mais independente e que o estado de direito está amadurecendo. Este é um desenvolvimento muito maior para a economia do que qualquer descoberta de petróleo em águas profundas ou colheita abundante em soja", diz.

O texto é assinado pela colunista Mary Anastasia O'Grady, que acompanha a economia latino-americana para a a publicação especializada em finanças.

No artigo, ela critica a interpretação defendida pelo PT e por alguns comentaristas (inclusive Mark Weisbrot, autor de texto publicado no "NYT") de que a condenação de Lula ocorreu sem provas.

"Os mesmos manipuladores ideológicos que comemoraram a destruição da Venezuela sob Hugo Chávez agora defendem Lula com falsas alegações de que sua condenação é puramente política. Um artigo de janeiro no 'New York Times' afirmou, por exemplo, que foi o testemunho de um único indivíduo que condenou Lula. Isso é falso", diz.

O texto analisa o processo jurídico que levou à condenação de Lula e argumenta que foram apresentadas evidências para comprovar o envolvimento do ex-presidente em corrupção.

"A evidência mais condenatória foi a troca de mensagens entre executivos da OAS que conspiraram para pagar os subornos. Essas comunicações indicam que o valor do apartamento deveria ser deduzido do total de subornos devidos ao PT", diz.

Ligado a interesses de mercado e empolgado com os resultados da condenação na Bolsa brasileira, o "Wall Street Journal" é a primeira grande publicação da imprensa a tratar o julgamento em segunda instância como uma "vitória". A maior parte das análises internacionais até aqui fazia uma interpretação mais conjuntural dos efeitos da decisão da Justiça sobre a política brasileira como um todo em um ano de eleição.

Outras duas publicações muito ligadas a interesses do mercado, como a "Economist" e o "Financial Times", ambos editados em Londres, publicaram analises muito menos celebratórias da situação brasileira. A "Economist" avaliou que a condenação criaria ainda mais incerteza para a economia em um ano de eleição crítica no país, enquando o "FT" criticou a empolgação dos mercados e indicou que a condenação "não engrandece o Brasil".

Para o "WSJ", entretanto, a prova de independência do Judiciário é um resultado positivo e essencial para o futuro do Brasil.

"O estado de direito no Brasil ainda precisa de muito trabalho. Mas, se o STF aderir aos fatos neste caso, ele sinalizará um novo padrão de profissionalismo e independência judicial que não deve ser negligenciado."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

 

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo