Brasilianismo

Brasil é tema de semana de palestras e debates em universidade inglesa

Daniel Buarque

O Brasil é o tema de uma semana de palestras, discussões e celebrações a partir desta segunda-feira (29) no King's College de Londres.

Ao longo dos próximos cinco dias, serão apresentadas pesquisas sobre política, violência, relações internacionais, economia, drogas, saúde e vários outros temas. Além disso, a programação inclui apresentação de filmes, discussões sobre comidas, aulas de português e eventos sociais celebrando o país.

''Todos os anos, o King's recebe cerca de cem estudantes do Brasil'', diz o anúncio da semana, organizada pelo Brazil Institute. O evento é uma forma de ''celebrar o engajamento'' da universidade com o país.

Para a abertura do evento, o senador brasileiro Randolfe Rodrigues (REDE-AP) fará um discurso na noite desta segunda-feira. Antes disso, entretanto, os eventos da semana começam com discussões sobre financiamento acadêmico de pesquisas sobre o Brasil.

Veja a programação completa da ''Brazil Week''

Entre os estudos que vão ser apresentados no King's ao longo da semana, as pesquisadoras Cathy McIlwaine e Joana Garcia falarão sobre violência contra mulheres e meninas brasileiras em Londres e no Rio de Janeiro, na tarde desta segunda.

Na terça, pela manhã, Cristiano Maronna discute políticas do Brasil para questões ligadas a drogas. À tarde, Renato Sergio de Lima fala sobre violência e segurança pública no Brasil, e Ormany Porto trata da exportação de políticas sociais brasileiras.

As pesquisas acadêmicas voltam à programação na quinta, com uma apresentação de Jeffrey Lesser sobre a vida no bairro do Bom Retiro, em São Paulo.

A programação da ''Brazil Week'' se encerra na sexta-feira com uma mesa redonda sobre os 80 anos da BBC Brasil e uma apresentação da professora Janina Onuki sobre política externa brasileira e opinião pública.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil