Topo

Blog do Brasilianismo

Economia global ajuda a recuperação do Brasil, que ainda precisa de reforma

Daniel Buarque

17/01/2018 07h52

O brasilianista Edmund Amann, durante palestra sobre economia brasileira no King's College London

O Brasil é um grande navio que foi apenas parcialmente construído. Quando a maré está calma e favorável, o navio consegue navegar sem problemas, mas quando há problemas a serem enfrentados, ele não resiste de sofre com a entrada de água que sempre ameaça afundá-lo.

A metáfora foi usada pelo economista Edmund Amann, brasilianista e professor da universidade de Leiden, na Holanda, para explicar a atual situação do país depois de anos de crise e em meio a um aparente início de recuperação econômica.

Segundo Amman, os dados favoráveis que a economia brasileira começou a mostrar nos últimos meses são um reflexo de uma melhora do contexto da economia internacional –a situação da maré melhorou e passou a ajudar o país. "O crescimento global está ajudando o Brasil e outros navios com vazamento", disse.

O pesquisador analisou a economia brasileira durante uma palestra aberta no Brazil Institute do King's College de Londres na noite de terça-feira (16). Intitulada "Brazil's Development Challenge: A personal View – From Crisis do Sustainable Recovery" (O Desafio do Desenvolvimento do Brasil: Uma Visão Pessoal – Da Crise à Recuperação Sustentável?), a palestra analisou os motivos da crise, o começo da recuperação e as perspectivas para o futuro do país.

Apesar de ver o contexto internacional ajudando o Brasil atualmente, ele diz que há otimismo em relação ao país –bem mais do que nos anos anteriores, especialmente.

"A economia está num bom momento agora. Não está mais parecendo tão problemática. Agora há espaço para otimismo. E, se um número suficiente de pessoas acha que as coisas vão melhorar, as coisas acabam melhorando", disse.

Entre os motivos para o otimismo, segundo Amann, está o fato de que o Brasil parece ter acordado para a necessidade de reformas estruturais para consertar o citado navio. "Se a crise teve algo a oferecer, foi a possibilidade de galvanizar a importância e a vontade para realizar reformas que permitam o crescimento", disse.

A agenda de reforma do governo de Michel Temer, por exemplo, permitiu uma maior estabilização das finanças e ofereceu maior confiança aos investidores sobre o curto prazo.

"O Brasil resiste a crises, contanto que a economia global ajude o país. Uma recuperação sustentável vai exigir reformas estruturais reais", defendeu. Ele citou especialmente a questão da produtividade como sendo uma prioridade para que o país deixe de ser um "ator passivo da economia global".

O otimismo de Amann vem de antes mesmo do início das reformas atuais. Em 2015, depois que Dilma Rousseff indicou Joaquim Levy para a Fazenda, o brasilianista via uma correção nos rumos do país após anos sem controle fiscal do Estado.

"O Brasil não é mais pensado como um caso problemático, em que o governo está no caminho errado, praticando políticas do passado. Hoje a visão é de que o país ficou mais realista e mais pragmático, menos ideológico economicamente. Estes sinais estão chegando ao resto do mundo", disse Amann então, em entrevista ao autor do blog Brasilianismo, publicada no "Valor Econômico".

O risco agora, segundo ele, vem da situação política do país às vésperas de uma "eleição aberta". "Há um alto nível de incerteza em relação à política", disse. A preocupação dele repete uma tensão do mercado financeiro, que desde o final de 2017 discursa a favor de um candidato "de centro", capaz de levar adiante reformas sem radicalismos –apesar de tal candidato não ter aparecido até o momento, segundo analistas.

"A mobilização de partidos de centro não parece promissora. Não há alguém como Fernando Henrique Cardoso foi no passado, não há um Emmanuel Macron. Falta um candidato maduro e com credibilidade para atrair eleitores. Isso é um reflexo da crise política no país", disse Amnan.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo