Brasilianismo

Com cracolândia e ocupações, ‘Guardian’ abre semana de especiais sobre SP

Daniel Buarque

Com cracolândia e ocupações ilegais, 'Guardian' abre semana de especiais sobre SP

Com reportagens sobre a cracolândia e sobre ocupações, o jornal britânico ''The Guardian'' iniciou nesta segunda (27) uma semana de cobertura especial sobre a realidade de São Paulo.

''Enquanto a cidade irmã menor e mais brilhante do Rio de Janeiro faz o que pode para ganhar os holofotes, é São Paulo que silenciosamente se torna a primeira verdadeira megacidade da América do Sul –o motor do Brasil, lar de criatividade incrível, comércio em alta e também de alguns problemas sociais únicos e impressionantes'', diz o jornal, explicando a série que vai publicar sobre a cidade.

O principal ponto do primeiro dia de cobertura é a reportagem em tempo real sobre ocupações urbanas, publicada desde o início da manhã.

''Esses atos de resistência têm muitas formas: trabalhadores que passam a morar em torres de escritórios vazias para ficar perto dos seus trabalhos; moradores de rua morando em barracas em locais públicos, e ativistas de direito à moradia reivindicando território sem uso e convidando estrelas do rock e políticos para discursar para milhares de seguidores'', explica o texto de abertura.

Na primeira reportagem maior da série, o jornal britânico foi à cracolândia para apresentar o local, que é ''diferente de quase tudo o que há em qualquer cidade do mundo –centenas e às vezes milhares de viciados, reunidos abertamente no centro da cidade''.

Segundo o texto, é surpreendente que os usuários de crack tomam a rua enquanto trabalhadores engravatados passam pela região a caminho do trabalho.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil