Topo

Blog do Brasilianismo

'Moro foi condenado a me condenar', diz Lula em entrevista ao 'Monde'

Daniel Buarque

18/11/2017 09h26

'Moro foi condenado a me condenar', diz Lula ao 'Monde'

O jornal francês "Le Monde" publicou uma longa entrevista com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre sua condenação, a situação política do Brasil e a possibilidade de disputar a eleição presidencial de 2018.

Para o ex-presidente, o juiz Sérgio Moro, responsável por sua condenação, é "refém da mídia". Ele foi "condenado a me condenar", disse Lula.

"Os procuradores, tomados pela megalomania, garantem que o PT queria o poder para roubar. A Polícia Federal mente, o procurador mente, e o juiz Moro transforma essas mentiras em processos judiciais. Faz três anos que a polícia investiga. E até agora não há nenhuma prova da minha culpa", avaliou o ex-presidente.

Lula admitiu ter cometido erros, mas defendeu seu governo. "Ninguém tem 80% de aprovação por seus erros", disse.

A ex-presidente Dilma Rousseff também cometeu erros, segundo ele. "Dilma disse que não faria reformas. Depois ela fez reformas que afetaram os trabalhadores e os deixou com sentimento de terem sido traídos", disse. Segundo ele, entretanto, o impeachment foi um "golpe de Estado".

Reiterando que vai ser candidato e que está pronto para assumir o poder, Lula chamou a preocupação dos mercados em relação a sua tentativa de voltar ao governo de "ridículas e hipócritas".

"Os mercados não têm medo de Lula porque eles já viveram no país governado por Lula e aquele foi um dos melhores momentos para a economia", disse.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo