Topo

Blog do Brasilianismo

Seleção brasileira virou máquina de fazer dinheiro, diz tabloide inglês

Daniel Buarque

13/11/2017 13h46

Seleção brasileira virou 'máquina de fazer dinheiro', diz tabloide inglês

A viagem da seleção de Brasileira de futebol a Londres, onde joga um amistoso contra a Inglaterra, colocou os holofotes da imprensa britânica sobre o time do Brasil. Em uma série de reportagens mais opinativas e analíticas, os jornais ingleses avaliam o time, o técnico, o futebol e dizem até que a seleção se tornou um equivalente aos Globetrotters, time de basquete do Harlem que faz apresentações com acrobacias espetaculares pelo mundo.

Segundo o tabloide "Daily Mail", que faz a comparação com o time de basquete, o time brasileiro se transformou numa "máquina de dinheiro".

"Suas partidas podem até ser um pouco mais competitivas do que as do mais famoso time de basquete do Harlem, mas o Brasil também está se tornando um Globetrotter", diz o texto, que avalia cinco anos de viagens da seleção brasileira pelo mundo.

"A máquina de dinheito que é a seleção do Brasil jogou 33 amistosos no período. Um impressionante número de 24 foram realizados fora do seu país."

Um dos motivos para o número tão alto foi a preparação para a Copa de 2014, diz o tabloide. Mas o principal motivo, explica, é a bilheteria.

O jornal diz que cada jogo do Brasil envolve valores altos, mas que a seleção também "garante entretenimento" para milhares de torcedores pelo mundo.

Além do tabloide, o escrutínio sobre a seleção brasileira na mídia inglesa também aparece em jornais mais sérios.

O "Guardian" fala sobre o quanto o time ainda depende de Neymar, e diz que a "petulância" do jogador pode atrapalhar os planos do Brasil na busca pelo título da próxima Copa.

"A ousadia de Neymar é parte do seu apelo e, em muitos aspectos, sustenta seus truques e movimentos corporais e tudo de resto. Mas o jogador mais caro do mundo mostrou sinais de que corre o risco de cruzar a fronteira da petulância", diz.

Ainda de forma crítica, outro jornal, o "Telegraph" fala sobre o futebol brasileiro. A análise publicada vai além do campo e diz que o "Brasil pode produzir os melhores jogadores, mas também tem os cartolas mais venais e corruptos".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo