Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil tem recorde de homicídios e amplia imagem internacional de violência

Daniel Buarque

31/10/2017 08h38

Reportagem do 'Clarín' sobre a violência no Brasil

A divulgação de dados sobre o recorde de violência no Brasil, indicando o registro de mais de 60 mil mortes violentas no ano passado deve reforçar um dos mais fortes e mais negativos estereótipos a respeito do país no resto do mundo.

"Pergunte a um estrangeiro o que vem a sua mente quando ele pensa no Brasil, e um adolescente armado usando sandálias pode não estar muito atrás de jogadores de futebol ou passistas de carnaval de biquíni."

A descrição não é nova, nem rara. Ela é a primeira frase de uma reportagem publicada pela revista "The Economist" em 2008, quando tratava justamente de uma aparente redução da violência no país, que crescia e parecia no rumo certo de desenvolvimento à época.

Depois da pior recessão da história do país, com aumento da pobreza e da desigualdade, a violência volta a crescer e a marcar a imagem internacional do Brasil. Os dados mais recentes reforçam esta tendência.

No ano passado, os números de mortes violentas no país já geraram na mídia internacional várias comparações entre o Brasil e a Síria, país que vive uma grave guerra civil.

A comparação que aparece agora é diferente, mas muito negativa. "É como se o Brasil tivesse uma explosão de bomba atômica por ano", diz um entrevistado citado pelo jornal argentino "Clarín".

Apesar de o país viver uma "emergência nacional" por conta da escalada da violência, o governo não parece ter um plano para lidar com o problema, avalia o instituto internacional de pesquisa InSight Crime.

"A atual política do governo contra a insegurança tem sido amplamente reacionária em vez de proativa, centrada apenas no envio de forças de segurança a locais mais violentos em vez de implementar programas voltados a reduzir e prevenir crimes e a violência", diz a análise publicada no site do instituto.

O aumento da violência no país também tem levado analistas estrangeiros a apontarem o impacto político que isso pode ter.

"A violência no Brasil está fora de controle", e "os brasileiros parecem tolerar cada vez menos o que está acontecendo", diz Brian Winter, editor da revista "Americas Quarterly".

Este cenário, explica o artigo, ajuda a explicar a ascensão de Jair Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto.

"Parece óbvio: Alguém mais no campo dos candidatos a presidente precisa oferecer uma alternativa sã, democrática e com credibilidade –uma estratégia de segurança que respeite os direitos humanos, mas que seja também ambiciosa e ampla o suficiente para reduzir dramaticamente a violência nacionalmente", defendeu.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo