Brasilianismo

Reportagem de agência internacional retrata o retorno do Brasil à pobreza

Daniel Buarque

Reportagem da AP retrata a volta do Brasil à situação de pobreza

O tempo em que o Brasil havia se tornado ''exemplo'' para o mundo em termos de luta contra a pobreza e a desigualdade ficou para trás, segundo uma reportagem a agência internacional de notícias Associated Press. O país agora vive um retorno da situação difícil marcada pela pobreza, diz o texto, republicado por vários jornais estrangeiros.

''Entre 2004 e 2014, dezenas de milhões de brasileiros emergiram da pobreza e o país com frequência era citado como um exemplo para o mundo'', diz a reportagem.

''Mas a tendência se reverteu nos últimos dois anos por conta da recessão mais profunda da história do Brasil e de cortes a programas subsidiados, aumentando a sensação de que esta nação do tamanho de um continente se perdeu na abordagem das desigualdades que vêm desde tempos coloniais.''

Além da volta de milhões de pessoas à situação de miséria, explica o texto, muitos brasileiros que haviam se tornado classe média também voltaram a empobrecer.

Para piorar a situação, a política de austeridade do governo Temer levou a cortes em gastos sociais.

''Uma análise da AP sobre dados do Bolsa Família descobriu que a cobertura caiu 4 pontos percentuais entre maio de 2016, quando Temer assumiu o governo, e maio deste ano'', diz.

Os problemas econômicos, segundo a  reportagem, também cria um aumento da pressão política no país um ano antes das eleições presidenciais.

Além do texto que analisa a volta do país à pobreza, a AP também publicou uma galeria de fotos retratando a situação de muitos brasileiros que enfrentam assim a situação.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil