Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Reportagem de agência internacional retrata o retorno do Brasil à pobreza

Daniel Buarque

2023-10-20T17:05:45

23/10/2017 05h45

Reportagem da AP retrata a volta do Brasil à situação de pobreza

O tempo em que o Brasil havia se tornado "exemplo" para o mundo em termos de luta contra a pobreza e a desigualdade ficou para trás, segundo uma reportagem a agência internacional de notícias Associated Press. O país agora vive um retorno da situação difícil marcada pela pobreza, diz o texto, republicado por vários jornais estrangeiros.

"Entre 2004 e 2014, dezenas de milhões de brasileiros emergiram da pobreza e o país com frequência era citado como um exemplo para o mundo", diz a reportagem.

"Mas a tendência se reverteu nos últimos dois anos por conta da recessão mais profunda da história do Brasil e de cortes a programas subsidiados, aumentando a sensação de que esta nação do tamanho de um continente se perdeu na abordagem das desigualdades que vêm desde tempos coloniais."

Além da volta de milhões de pessoas à situação de miséria, explica o texto, muitos brasileiros que haviam se tornado classe média também voltaram a empobrecer.

Para piorar a situação, a política de austeridade do governo Temer levou a cortes em gastos sociais.

"Uma análise da AP sobre dados do Bolsa Família descobriu que a cobertura caiu 4 pontos percentuais entre maio de 2016, quando Temer assumiu o governo, e maio deste ano", diz.

Os problemas econômicos, segundo a  reportagem, também cria um aumento da pressão política no país um ano antes das eleições presidenciais.

Além do texto que analisa a volta do país à pobreza, a AP também publicou uma galeria de fotos retratando a situação de muitos brasileiros que enfrentam assim a situação.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.