Topo

Blog do Brasilianismo

Para mídia estrangeira, cancelamento de exposição reflete divisão política

Daniel Buarque

14/09/2017 13h29

Para mídia estrangeira, cancelamento de exposição reflete divisão política do Brasil

O polêmico cancelamento de uma exposição de arte em Porto Alegre vai além de questões culturais e pode ser entendido como um reflexo claro da polarização política vivida atualmente no Brasil, segundo as principais análises publicadas na imprensa internacional.

Segundo reportagens e textos publicados em jornais estrangeiros, a decisão do Santander de cancelar a exposição "Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira" "realimenta a tempestade política que sacudiu o país no ano passado, quando a primeira mulher presidente do país sofreu impeachment", diz o "New York Times".

"O cancelamento reverberou por todo o país, reforçando a grande polarização que explodiu durante o impeachment da presidente Dilma Rousseff, colocando seus apoiadores contra o homem que a substituiu, Michel Temer", complementa o jornal.

Para o "NYT", o caso reforça a importância dos debates envolvendo arte e política no país. O jornal lembra do protesto da equipe do filme "Aquarius", que denunciou o impeachment como sendo um golpe de Estado durante o festival de Cannes.

Reportagem do 'Guardian' sobre cancelamento da exposição

O mais interessante do enfoque dado pela cobertura internacional é que não se deu tanta atenção ao tema da exposição em si, ou às acusações de promoção de pedofilia. Apesar de os principais jornais explicarem o caso, fica claro que a questão está muito mais voltada a uma disputa política e social em torno de censura e liberdade do que a uma questão da arte em si.

O colunista da rede de economia Bloomberg no Brasil, Mac Margolis, por exemplo, diz que o caso mostra o quando a disputa em torno de questões de política e identidade está aquecida no país, revelando profundas divisões.

"O aspecto mais importante desse debate cultural é o que ele diz sobre o aprofundamento da divisão entre claques políticas rivais no Brasil e sua concorrência, às vezes confusa, pelas mentes, corações e votos", diz.

Segundo o jornal britânico "The Guardian", o caso gerou um debate sobre liberdade artística e censura no país, relembrando o que acontecia durante a ditadura militar.

A reportagem também destaca a influência do Movimento Brasil Livre, apontado como responsável pela crítica à exposição.

"O MBL ganhou influência desde que ajudou a tirar Dilma do poder sob acusação de infringir regras orçamentárias, e tem defendido posições cada vez mais de direita, como leis que liberam o porte de armas", explica o jornal.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo