Brasilianismo

‘Caminho errado’ no Rio deixa turista ferida e imagem do Brasil manchada

Daniel Buarque

'Caminho errado' deixa turista ferida e imagem do Brasil manchada

''Turistas no Brasil ocasionalmente são atacados quando, por acidente, entram em favelas, que muitas vezes são dominadas por gangues''.

A descrição do risco imposto a quem visita o Brasil é parte de uma reportagem da agências de notícias Associated Press, publicada por jornais britânicos como ''The Guardian'' e ''The Independent'', sobre a família de ingleses que foi atacada em Angra dos Reis.

Uma turista do país foi ferida a bala no abdome no incidente, e a imagem do Brasil fica manchada em dezenas de notícias sobre o caso na imprensa estrangeira.

''Mãe britânica leva tiro na frente da sua família durante férias no Brasil quando acidentalmente entrou em uma favela violenta após uma confusão com o idioma'', diz o longo título, um tanto sensacionalista, do tabloide ''Daily Mail'' sobre o caso.

Outro tabloide, o ''Sun'' publicou várias fotos do carro em que a família estava, com marcas de tiros.

''O Ministério de Relações Exteriores alerta os turistas de que todas as favelas são 'áreas perigosas' devido ao 'nível de violência nelas''', diz a publicação.

O ataque contra turistas é um caso que aumenta a repercussão no resto do mundo e reforça imagem internacional de violência no Rio.

As principais publicações internacionais já vinham publicando reportagens sobre o aumento da criminalidade no Rio de janeiro, e agora aproximam a notícia do leitor estrangeiro.

O Rio, diz o jornal francês ''Le Monde'', vive uma ''guerra não declarada'' um ano após a Olimpíada.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil