Brasilianismo

Deu no ‘Guardian’: Desilusão política faz crescer apoio à direita no Brasil

Daniel Buarque

Deu no 'Guardian': Desilusão política faz crescer apoio à direita no Brasil

As crises política e econômica deixaram os brasileiros desiludidos. E a desilusão empurrou a população na direção a propostas políticas liberais, evangélicas e de populistas de direita, segundo uma reportagem do jornal britânico ''The Guardian''.

Segundo a publicação, normalmente mais alinhada aos trabalhistas ingleses, grupos conservadores como o MBL estão gerando uma mudança na maré política do Brasil, onde o PT governou por 13 anos.

''O Partido dos trabalhadores, de esquerda, aproveitou 13 anos no topo, mas a recessão, o crime e o desencanto geral levaram muitos brasileiros a se voltar à direita'', explica o ''Guardian''.

O jornal até menciona o deputado Jair Bolsonaro, citado em muitas reportagens estrangeiras sobre o crescimento da direita no Brasil, mas diz que o movimento conservador é mais amplo do que ele.

''Antes era inadmissível uma pessoa se posicionar como de direita –era basicamente um xingamento'', diz um entrevistado pelo jornal. Agora, diz a reportagem, isso mudou, e o apoio a políticas de direita está crescendo.

Este crescimento, explica a reportagem, faz com que haja cada vez menos apoio à democracia e cada vez mais vozes que clamam pela volta dos militares ao poder. ''Os que pedem abertamente a volta da ditadura militar são uma minoria, mas eles parecem estar crescendo'', diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil