BBC diz que mania global pelo Brasil deu lugar a sentimento de náusea
Reportagem do serviço brasileiro da rede britânica BBC analisou como a cúpula do G20, na Alemanha, evidenciou o declínio da reputação internacional do Brasil nos últimos anos.
Segundo o texto, o G20 ganhou importância exatamente na época em que começou a haver uma forte valorização da imagem do Brasil no mundo, mas enquanto o encontro de líderes das maiores economias do mundo se manteve importante, o Brasil viu sua relevândia internacional evaporar. A mania pelo Brasil virou um sentimento de "Brasil-náusea", diz.
A expressão vem do diretor do BricLab da Universidade de Columbia, nos EUA, Marcos Troyjo. Segundo ele, "os anos de 2008 e 2009 eram o momento da 'Brasilmania', com a estátua do Cristo Redentor decolando do topo da montanha do Corcovado na capa da revista inglesa 'The Economist'. Agora, acho que estamos numa fase de 'Brasil-náusea', colocando para fora problemas como populismo político, irresponsabilidade fiscal e um sistema de economia política de compadrio".
O fenômeno da rápida piora da imagem internacional do Brasil após momentos de tanta admiração global é tratado com frequência neste blog Brasilianismo.
Leia também: Em nova edição, livro analisa ascensão e queda da imagem do Brasil no mundo
Para observadores atentos à história das interpretações externas do país, a reputação brasileira costuma oscilar entre momentos de euforia e de depressão como o atual, o que ajudaria a explicar a atual crise de reputação do Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.