Topo

Blog do Brasilianismo

BBC diz que mania global pelo Brasil deu lugar a sentimento de náusea

Daniel Buarque

08/07/2017 08h35

BBC diz que mania global pelo Brasil deu lugar a sentimento de 'Brasil-náusea'

Reportagem do serviço brasileiro da rede britânica BBC analisou como a cúpula do G20, na Alemanha, evidenciou o declínio da reputação internacional do Brasil nos últimos anos.

Segundo o texto, o G20 ganhou importância exatamente na época em que começou a haver uma forte valorização da imagem do Brasil no mundo, mas enquanto o encontro de líderes das maiores economias do mundo se manteve importante, o Brasil viu sua relevândia internacional evaporar. A mania pelo Brasil virou um sentimento de "Brasil-náusea", diz.

A expressão vem do diretor do BricLab da Universidade de Columbia, nos EUA, Marcos Troyjo. Segundo ele, "os anos de 2008 e 2009 eram o momento da 'Brasilmania', com a estátua do Cristo Redentor decolando do topo da montanha do Corcovado na capa da revista inglesa 'The Economist'. Agora, acho que estamos numa fase de 'Brasil-náusea', colocando para fora problemas como populismo político, irresponsabilidade fiscal e um sistema de economia política de compadrio".

O fenômeno da rápida piora da imagem internacional do Brasil após momentos de tanta admiração global é tratado com frequência neste blog Brasilianismo.

Leia também: Em nova edição, livro analisa ascensão e queda da imagem do Brasil no mundo

Para observadores atentos à história das interpretações externas do país, a reputação brasileira costuma oscilar entre momentos de euforia e de depressão como o atual, o que ajudaria a explicar a atual crise de reputação do Brasil.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo