Topo

Blog do Brasilianismo

Apatia no Brasil é sinal de perplexidade, não de indiferença, diz colunista

Daniel Buarque

29/06/2017 20h59

Apatia no Brasil é sinal de perplexidade, não de indiferença, diz colunista

A eclosão de mais um escândalo político no Brasil não chegou a ser surpreendente para acompanha a política do país, mas foi recebido por uma calma difícil de entender por parte da população. Apesar da baixa aprovação de Temer, os brasileiros estão sendo vistos como apáticos no resto do mundo.

Para Mac Margolis, colunista do Bloomberg View, portal de opinião da rede internacional de economia, isso é um sinal de que o povo está "perplexo", diz em um artigo recente.

"Por mais graves que as denúncias [contra o presidente Michel Temer] pareçam, as acusações contra mais um líder nacional não surpreendeu ninguém no Brasil", diz.

Segundo ele, o fato de Temer ser um reconhecido negociador de bastidores da política faz com que ele "controle uma maioria garantida no Congresso, onde pelo menos dois terços da Câmara precisa aceitar as denúncias para que ele vá a julgamento. Esta muralha de segurança, e um pouco de exagero jurídico, podem explicar por que as ruas não estão fervendo com protestos contra o governo, apesar da taxa de aprovação deprimente dele".

"Em vez de indiferença pública, a calma aparente poderia ser um sinal de que os brasileiros estão perplexos. Com as eleições a 16 meses de distância e grande parte da classe política desacreditada ou sob investigação, é difícil dizer quem pode emergir para escavar o país para a recuperação, e muito menos o que venderão", avalia.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo