Topo

Blog do Brasilianismo

Após ser ofuscado por crises, carnaval aquece economia do Brasil, diz CNBC

Daniel Buarque

07/02/2017 17h12

Após ser ofuscado por crises, carnaval aquece economia do Brasil, diz CNBC

Após ser ofuscado por crises, carnaval aquece economia do Brasil, diz CNBC

Maior símbolo do Brasil no imaginário internacional, o carnaval passou os últimos dois anos um tanto ofuscado na mídia estrangeira pelas crises política e econômica. Em 2017, entretanto, o noticiário relacionado aos festejos começa a parecer um pouco mais otimista.

Uma reportagem do site da rede de notícias de economia CNBC destaca que a economia brasileira está se aquecendo para o carnaval.

"O Brasil espera que um renovado interesse turístico impulsione sua economia em 2017, enquanto bucas capitalizar o legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016", diz o texto.

O tom é bem diferente do que se viu na imprensa internacional antes dos carnavais de 2015 e 2016.

Dois anos atrás, além dos problemas econômicos havia ainda a seca que atingia o sudeste do Brasil e criava tensão no Rio e em São Paulo. A cobertura no resto do mundo indicava que as crises iam "encolher" o carnaval do Brasil. A abordagem geral era de que o Brasil não estava com tanto clima para festas.

"Uma forte seca e uma economia atormentada forçaram cidades em todo o Brasil a abandonar ou diminuir seus planos para o carnaval. Nem o famoso carnaval do Rio de Janeiro está imune", dizia o jornal britânico "The Guardian".

O tom de desanimo estava presente também em reportagem do "Daily Telegraph": "O evento mais importante da cidade no ano é um espetáculo que suspende a realidade por dois dias do anoitecer ao nascer do sol em uma mistura de música trovejante e coreografia sublime. Este ano, entretanto, com a recessão se aproximando do Brasil, austeridade e escândalos financeiros parecem ser os temas dominantes", dizia.

No ano passado, as coisas não foram tão diferentes. O jornal de economia "Financial Times" foi um dos primeiros a tratar do tema, e previu o "cancelamento" do carnaval por conta das crises econômica e política no Brasil. A "Forbes", pouco depois, apontou que a tradicional festa seria uma pausa nos problemas do país, e a revista "The Economist" usou o carnaval para dizer que brasileiros iriam festejar à beira do abismo criado pelas crises. "O feriado não vai dar folga para as preocupações econômicas e políticas", dizia a revista.

É bem verdade que a CNBC já costuma ser um dos canais mais otimistas em relação ao mercado brasileiro, e que tem indicado o país como um bom lugar para investimentos mesmo em momentos que pareciam o auge da crise econômica. Mas ao partir de dois anos de cobertura muito negativa, é interessante que um veículo do porte deste canal de economia dê espaço para um olhar mais otimista, citando o governo brasileiro e a perspectiva "extremamente positiva" para a economia durante a festa.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo