Topo

Blog do Brasilianismo

Fragmentação política é raiz de problemas do Brasil, diz agência dos EUA

Daniel Buarque

01/08/2016 16h48

Sistema de coalizões é raiz de problemas do Brasil, diz agência dos EUA

Sistema de coalizões é raiz de problemas do Brasil, diz agência dos EUA

O sistema político fragmentado em dezenas de partidos e a necessidade de formação de coalizões para governar o país são as raízes dos problemas e instabilidades vividos pelo Brasil, segundo um estudo da agência norte-americana de inteligência e geopolítica Stratfor.

"O problema com um sistema que incorpora tantos partidos políticos é que ele enfraquece o Executivo, caso ele seja incapaz de unir uma coalizão", diz a análise.

"Manter o equilíbrio em um ambiente tão heterogêneo se torna mais difícil em tempos de crise política e social", continua, justificando a instabilidade vivida pelo país com o crescimento da insatisfação popular com o governo de Dilma Rousseff, entre o final de 2015 e o começo de 2016.

"O sistema político brasileiro requer muita manobra política pelo presidente para formar e manter uma coalizão ampla. Quando seis de nove partidos da coalizão do governo abandonaram a presidente Dilma Rousseff, ela foi incapaz de atingir o total de um terço dos votos necessários para impedir o impeachment", diz.

A Stratfor vinha acompanhando o processo de afastamento da presidente. A análise afasta a ideia de golpe de Estado e explica que o sistema tem problemas que permitem este tipo de manipulação.

"Apesar de um impeachmente precisar se basear em uma alegada violação legal específica, ele é em último caso uma decisão política, e não jurídica. Se Dilma tivesse sido capaz de manter uma coalizão coesa, ela teria recebido os votos necessários para evidar o processo de impeachment contra ela", diz.

Segundo a agência, Dilma foi perdendo apoio aos poucos, e acabou sendo incapaz de manter a coalizão que a mantinha no poder.

Além da instabilidade, a Stratfor alega ainda que o sistema político fragmentado favorece a corrupção. A análise cita esquemas de desvios formados em empresas a partir de indicações políticas. "Ao indicar partidos aliados para posições importantes em estatais, políticos podem garantir propinas e subornos para eles mesmos", explica.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo