Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'Guardian': Rio viola direitos humanos e terá 'jogos da exclusão'

Daniel Buarque

2009-12-20T15:14:56

09/12/2015 14h56

Deu no 'Guardian': Olimpíada do Rio já viola direitos humanos e exclui população mais pobre

Deu no 'Guardian': Olimpíada do Rio já viola direitos humanos e exclui população mais pobre

Estudos sobre o impacto de grandes eventos internacionais sobre a imagem do país-sede costumam apontar que há um enorme aumento da visibilidade global, mas ao mesmo tempo um grande risco de exposição dos problemas locais para o resto do mundo. Antes mesmo do início dos Jogos Olímpicos do Rio, que acontecem no próximo ano, o Brasil já tem sido analisado profundamente pela imprensa internacional, e o foco tem sido muito maior sobre o que há de errado no país e na cidade.

Uma reportagem publicada pelo jornal britânico "The Guardian" é uma evidência disso. Segundo o periódico, a Olimpíada gerou uma onda de violações de direitos humanos e liberdades civis no Rio de Janeiro. Por tabela, a imagem do país todo fica manchada – de forma parecida como o que ocorreu na Copa, mas sem que haja ainda a exposição positiva da grande festa internacional.

O jornal cita um relatório assinado por pesquisadores e ONGs. Os estudos apontam problemas relacionados com a expulsão de moradores locais, violência policial e más condições de trabalho por conta dos Jogos.

Segundo o "Guardian", a Olimpíada ganhou o nome de "jogos da exclusão", pois mais de 4 mil famílias foram retiradas das suas casas, enquanto quase 2.500 outras estão ameaçadas pelas obras de infraestrutura montada no Rio.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.