Topo

Blog do Brasilianismo

Com mancha de óleo, mídia estrangeira vê Brasil viver nova crise ambiental

Daniel Buarque

09/10/2019 07h31

O ano de 2019 está se consolidando como um momento muito negativo para a imagem internacional do Brasil na área ambiental —uma das mais fortes marcas do país no resto do mundo.

Depois de viver a tragédia do rompimento da barragem de Brumadinho, e de ser alvo de intensas críticas externas por conta do aumento do número de incêndios na Amazônia, o Brasil volta a ser notícia no exterior como palco de uma crise ambiental por causa do derramamento de óleo no Nordeste do país.

"Estima-se que 100 toneladas de petróleo tenham chegado à terra desde o início de setembro, poluindo algumas das praias mais puras do país e forçando as autoridades brasileiras a lidar com mais uma crise ambiental", diz uma reportagem publicada pelo jornal norte-americano The New York Times.

O jornal também destaca a onda de notícias negativas sobre questões ambientais no país. "O governo já passou por um exame minucioso e críticas severas após uma temporada extraordinariamente intensa de incêndios florestais na Amazônia. Agora, o petróleo foi visto em pelo menos 132 praias que afetam 61 municípios em nove estados, disse o Ministério do Meio Ambiente do país."

A notícia do derramamento que mancha as praias do país ganhou destaque em alguns dos principais veículos da imprensa internacional, afetando a imagem de "paraíso turístico" muito associada ao país na percepção internacional.

Em quase todas as publicações, como na revista alemã Spiegel, as reportagens sobre o desastre destacam o fato de não haver ainda uma definição sobre a origem do derramamento.

"Durante semanas, as costas de oito estados foram poluídas. Mais de cem praias são afetadas, segundo a Agência Ambiental. Várias tartarugas marinhas já estão mortas", relata a Spiegel.

"As enormes manchas de óleo que apareceram em 130 praias em uma faixa que vai do Estado do Maranhão até a Bahia, que mostram as imagens da televisão, demoraram semanas para se tornar notícia nacional", diz o jornal espanhol El País.

A cobertura estrangeira acompanha o impacto político gerado pela mancha de óleo, destacando a reação do governo ao novo problema ambiental do Brasil.

"Desde o início de outubro, as autoridades e as forças de segurança preocupam-se com uma grande quantidade de óleo ao longo da costa brasileira. Derramamento de óleo ou atividade ilegal? Uma investigação foi aberta", relata o jornal francês Le Figaro.

A revista americana Newsweek destaca em uma reportagem que o governo de Jair Bolsonaro alega que o derramamento não teve origem no Brasil. A publicação ressalta ainda que o presidente é alvo de grandes críticas por conta da sua política ambiental ligada à Amazônia, e que o governo também apontou culpados no caso das queimadas da floresta.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo