Topo

Blog do Brasilianismo

Mercado vê 'devastação' da economia do Brasil, apesar da nova Previdência

Daniel Buarque

03/09/2019 06h26

O otimismo do mercado internacional com a economia brasileira por conta da Reforma da Previdência aparenta estar perdendo força.

Após anos tratando a mudança como essencial para o país, e apesar de o resultado mais recente do PIB ter sido um pouco melhor do que o esperado, o cenário que muitos investidores veem para as ações brasileiras e para o câmbio do país ainda é de "devastação", segundo a revista de análises econômicas Barron's. A revista faz analogia entre o mercado e a destruição causada por incêndios na floresta.

A perda de valor de ações de empresas brasileiras é surpreendente, diz texto publicado nesta semana, especialmente porque a expectativa era de avanço da economia brasileira com as mudanças na Previdência.

Depois de muito tempo tratando a reforma como fundamental, a Barron's agora diz que é preciso mais para recuperar a economia brasileira. Mesmo que as mudanças tenham sido bem recebidas no exterior, analistas de economia apontam para problemas mais amplos no país.

"A economia brasileira, número 8 do mundo, se recusa a se recuperar. O crescimento do Produto Interno Bruto não atingiu nem 2% desde 2013. O governo arruinou a festa da reforma da Previdência em 12 de julho, reduzindo pela metade a previsão deste ano para 0,8%. A reforma da previdência, assumindo que o Senado a aprove, pode evitar calamidade fiscal. Mas o dinamismo real exige revisões ainda mais desafiadoras de um sistema tributário enlouquecedoramente complexo e da regulamentação excessiva", diz o artigo.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo