Topo

Blog do Brasilianismo

Incêndio na Amazônia é capa de revista do Guardian e tema de podcast do NYT

Daniel Buarque

28/08/2019 11h16

A destruição da Floresta Amazônica pelo fogo continua chamando a atenção na imprensa internacional. Desde a semana passada que este é o principal tema ligado ao Brasil a ter destaque na mídia estrangeira –quase sempre com um viés muito crítico à postura do governo de Jair Bolsonaro.

Uma grande fotografia da floresta em chamas estampa a capa da Guardian Weekly, revista semanal publicada pelo jornal britânico. A chamada fala da "Queimada da Amazona".

A chamada para a revista fala sobre a proposta de ajuda financeira do G7 e a rejeição inicial do Brasil, cujo governo "sugeriu que o dinheiro deveria ser usado para reflorestar a Europa", diz.

"Essa resposta talvez seja típica do governo de Bolsonaro, que, desde a chegada ao poder no início do ano, tornou a liberalização das leis de proteção ambiental um objetivo fundamental. É uma missão que viu um ex-ministro do Meio Ambiente brasileiro alertar que o país poderia se tornar um 'exterminador do futuro'. Na reportagem de capa desta semana, o correspondente da América Latina, Tom Phillips, e o editor de ambiente global, Jonathan Watts, observam o papel de Bolsonaro nos incêndios na Amazônia e tentam chegar à verdade de quão perigosos eles são para o futuro do planeta."

A destruição da floresta também foi o assunto do podcast The Daily, do jornal americano The New York Times.

"Mais de 26 mil incêndios foram registrados dentro da floresta amazônica somente em agosto, levando a pedidos globais de ação. Mas o governo do Brasil disse ao resto do mundo para cuidar de seus próprios assuntos", diz.

"Na cabeça de muitas pessoas havia um vilão claro nisso tudo", explica o chefe do escritório do jornal no Brasil Ernesto Londoño. "O presidente do Brasil Jair Bolsonaro, que mudou a abordagem do governo em relação ao ambiente de forma dramática."

Segundo ele, entretanto, a questão diz respeito a temas ambientais e a Bolsonaro, mas também envolve complexidades históricas e políticas, além de disputas em torno da floresta e preocupação brasileira com a soberania do território.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo