Topo

Blog do Brasilianismo

Segundo jornal inglês, falas de Bolsonaro afetam o lugar do Brasil no mundo

Daniel Buarque

19/08/2019 05h11

A incapacidade do presidente Jair Bolsonaro de controlar o que fala está começando a ter impacto no lugar do Brasil no mundo, diz uma reportagem publicada pelo jornal britânico The Guardian nesta segunda-feira.

"O presidente do Brasil tem sido notório por suas declarações odiosas e homofóbicas –ele uma vez proclamou que preferiria um filho morto a um filho gay. Mas mesmo pelos padrões loquazes de Bolsonaro, as últimas semanas foram notáveis", diz o jornal.

O Guardian lista declarações recentes de Bolsonaro sobre violência, sobre a eleição na Argentina e especialmente sobre o desmatamento da Amazônia. Além disso, discute a fixação do presidente sobre temas escatológicos. Tudo isso, diz o jornal, afeta a imagem do país no resto do mundo.

Segundo a publicação, muitos eleitores do presidente apoiam o jeito falastrão dele, e um especialista ouvido pelo jornal diz que declarações polêmicas fazem parte da tática política do presidente. Ainda assim, a reportagem diz que a estratégia cria desastres de relações públicas e podem criar problemas políticos e econômicos para o país.

"Por que qualquer país gostaria de lidar com um segundo Trump? Você é obrigado a lidar com um Trump porque são os Estados Unidos. Mas não há razão para lidar com um segundo Trump. O Brasil simplesmente não é tão importante… Não somos essenciais ", diz um entrevistado citado pelo jornal.

A avaliação do Guardian se alinha a críticas que vêm sendo publicadas na Alemanha. O colunista da Folha Nelson de Sá relata que dois dos principais veículos alemães, a revista Der Spiegel e o jornal semanal Die Zeit, publicaram que "É hora de sanções contra o Brasil".

"A Europa não deve ficar de braços cruzados enquanto um preconceituoso cético da ciência, movido pelo ódio, sacrifica vastas áreas de floresta para pecuaristas e plantações de soja", diz a revista.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo