Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil precisa de agenda de reformas de longo prazo, avalia brasilianista

Daniel Buarque

14/08/2019 15h55

O Brasil vive um momento crítico da sua vida política e econômica, e precisa de uma agenda de reformas que pense no longo prazo, avalia o brasilianista Albert Fishlow em um artigo publicado pela revista Americas Quarterly.

Professor emérito da University of California, Berkeley, e de Columbia (em Nova York), Fishlow é um dos mais antigos e respeitados acadêmicos americanos a se debruçarem sobre a realidade brasileira. Ele é autor de vários livros sobre a política e economia do país, e escreveu também o livro "Agriculture and Industry in Brazil" (Agricultura e Indústria no Brasil), que vai ser lançado no ano que vem nos EUA.

Segundo ele, apesar de o avanço da reforma da Previdência "oferecer algum alívio", e de haver uma movimentação a favor de uma reforma tributária, isso é só o começo do que precisa ser pensado para o futuro do país, explica.

"Para o crescimento voltar, e o desemprego cair, vai ser preciso uma política coerente e inteligente não por meses, mas por anos", diz.

Fishlow avalia a política econômica dos primeiros meses do governo de Jair Bolsonaro, e explica que o presidente enfrenta dificuldades e perda de popularidade, o que tem efeitos sobre a economia.

"Todos os anos, ao que parece, as previsões de janeiro para uma rápida recuperação logo dão lugar à realidade de uma expansão muito menor, se houver. Este ano não é exceção", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo