Topo

Blog do Brasilianismo

Imagem do Brasil é a mais deteriorada desde a ditadura, diz correspondente

Daniel Buarque

22/07/2019 10h12

"Desde os tempos da ditadura militar, nunca a imagem do Brasil no mundo se encontrou tão deteriorada como hoje", avalia o jornalista espanhol Juan Arias, correspondente do jornal El País no Brasil, em um artigo publicado no site do jornal (tanto em espanhol quanto em português).

Segundo Arias, a reputação internacional do Brasil sob o presidente Jair Bolsonaro está deturpada, rompendo com a diplomacia séria do passado, que era "preparada e de paz e não de guerra" e que era reconhecida e respeitada no resto do mundo, projetando um "rosto amável, festivo e multicultural do Brasil".

A avaliação dele é corroborada cotidianamente pela cobertura que a imprensa internacional faz do que acontece no país, destacando escândalos e declarações do presidente, frequentemente descrito como extremista e autoritário. O próprio El País tem feito uma cobertura muito crítica do que vem acontecendo no Brasil.

Além da mídia, analistas também têm visto problemas no posicionamento externo do país, percebido como dando as costas para o resto do mundo, e já há especialistas apontando o risco do novo governo para o soft power brasileiro.

Arias critica a política externa do novo governo brasileiro, e diz que o país precisa retornar a uma postura pacífica nas suas relações com o resto do mundo.

"Não parece que no Brasil de hoje a diplomacia que se quer implantar seja a da paz. É a do confronto, guiada por diplomatas que querem que o país volte às teocracias do passado dando mais importância à Bíblia do que à Constituição", diz.

Para Arias, o Brasil está em uma encruzilhada e precisa que seus diplomatas atuem para garantir a manutenção da democracia. Segundo ele, essa atuação pode fazer com que a deterioração da imagem do Brasil não seja permanente. "Os governos passam e o país, em seu interior, é sempre melhor do que as caricaturas apresentadas pelos políticos".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo