Topo

Blog do Brasilianismo

Rádio de Nova York relata aumento no número de brasileiros que pedem asilo

Daniel Buarque

13/05/2019 11h14

A longa crise econômica no país e problemas ligados à violência contra minorias estão criando um aumento no número de brasileiros que pedem asilo nos Estados Unidos, segundo uma reportagem veiculada pela WNYC, rádio pública de jornalismo independente de Nova York.

"Cada vez mais brasileiros estão fugindo de dificuldades econômicas –incluindo desemprego, inflação e pobreza– e chegando a Newark [em Nova Jersey], onde são recebidos por uma comunidade estabelecida de língua portuguesa e têm acesso a empregos e outros recursos", diz a reportagem.

Segundo a WNYC, a região de Nova York tem uma das maiores populações de imigrantes brasileiros nos EUA –cerca de 48 mil pessoas, segundo o censo (número que deve ser muito maior, já que milhares de brasileiros vivem ilegalmente no país e não participam do censo).

Apesar de questões financeiras serem o principal motivo que levam à imigração brasileira aos EUA, a reportagem diz que "nem todos os imigrantes do Brasil estão fugindo das dificuldades econômicas. Os assassinatos pela polícia estão aumentando, especialmente no estado do Rio de Janeiro. Violência baseada em gênero e orientação sexual também é alta. No ano passado, Marielle Franco, vereadora da cidade do Rio e ativista de direitos humanos, foi assassinada. Em janeiro, um congressista abertamente gay do mesmo partido que Franco disse que fugiu do Brasil depois de receber uma série de ameaças de morte", diz.

A rádio de Nova York diz que a tendência recente de alta na chegada de brasileiros é perceptível. Segundo uma advogada especializada em imigração citada pela rádio americana, em média 50 brasileiros por dia buscam informações sobre asilo na região de Newark. Uma voluntária que trabalha com imigrantes brasileiros diz que em média oito famílias brasileiras chegam por semana na região.

A reportagem explica ainda que muitos estão cruzando a fronteira dos EUA com o México de forma ilegal, acreditando que a Justiça dos EUA vai aceitar os pedidos de asilo. A rádio ressalta entretanto que este processo é longo e complicado, e que é preciso provar que as pessoas que pedem asilo sofriam alguma forma de perseguição no Brasil.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo