Topo

Blog do Brasilianismo

Mourão se torna o maior oponente de Bolsonaro, segundo revista americana

Daniel Buarque

23/04/2019 06h36

A rivalidade entre o presidente Jair Bolsonaro e o seu vice, Hamilton Mourão, está sendo um dos principais definidores da política brasileira neste novo governo, segundo um artigo publicado pela revista norte-americana Americas Quarterly. De acordo com a publicação, enquanto a oposição ao governo parece perdida, Mourão se consolida como o principal oponente do presidente.

"Depois de pouco mais de cem dias no poder, o governo do presidente Jair Bolsonaro está em guerra consigo mesmo, e o presidente consegue cada vez menos controlar os setores próximos a ele na briga por influência", diz o texto assinado pelo professor da FGV Oliver Stuenkel.

"Em meio ao caos, e com uma oposição desorganizada", diz, o vice-presidente tem mantido o presidente sob pressão, diz.

"Mourão emergiu como o líder dos generais no governo Bolsonaro, um papel que o coloca em contraposição a Olavo de Carvalho, o defensor de teorias de conspiração baseado nos EUA que é uma voz influente na ala antiglobalista do governo", complementa.

O vice-presidente está longe de ser um "progressista", entretanto. O artigo explica que antes da eleição Mourão era visto como uma figura mais radical do que o próprio presidente, mas que "percebendo uma oportunidade, ele passou pelo que parece uma metamorfose ideológica". Assim ele passou a se aproximar dos moderados, que se sentem ignorados pelo governo.

Segundo o artigo da Americas Quarterly, Mourão está muito bem posicionado para assumir o governo, se necessário. "Em vez de participar ativamente de esquemas, o ex-general pode simplesmente esperar que o inexperiente presidente cambalear em direção ao abismo."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo