Topo

Blog do Brasilianismo

Análise de mercado internacional vê risco cambial e de recessão no Brasil

Daniel Buarque

08/04/2019 06h40

Enquanto o governo de Jair Bolsonaro se aproxima da marca de cem dias desde a posse do presidente, o Mercado internacional dá mostras de ter deixado de lado o otimismo com que recebeu o resultado da eleição brasileira no ano passado. Análises críticas sobre os primeiros três meses de governo começaram a ganhar mais espaço na mídia estrangeira na semana passada evidenciando uma preocupação crescente com a economia do país.

Uma avaliação publicada em um site americano voltado a investidores revela que já há até mesmo avaliações bem pessimistas sobre o futuro das finanças do país. Segundo um texto publicado no Seeking Alpha, há risco de desvalorização cambial e de recessão no Brasil.

O texto assinado pelo analista Logan Kane recomenda a venda de ações do Brasil. O texto foca no alto nível de gastos do Estado brasileiro em relação ao PIB e na impossibilidade de aumento dos impostos para equilibrar as contas –o que leva ao endividamento do país.

"A solução: imprimir dinheiro em vez de aumentar impostos. As ações brasileiras não vão se dar bem neste cenário", diz.

O texto não se debruça especificamente sobre o governo de Bolsonaro, mas publica uma foto do ministro Paulo Guedes durante discussão com deputados na semana passada e reflete a falta de otimismo externo com o momento atual do país. A análise compara o caso brasileiro com o mau desempenho da economia da Turquia, e indica que há muitos problemas no Brasil.

"A economia do Brasil não é muito bem administrada. O país enfrenta questões como legados da industrialização por substituição de importações, má alocação de crédito, leis trabalhistas inflexíveis e investimentos inadequados em infraestrutura", diz.

No fim de semana, uma análise da agência de notícias France Presse também indicava um crescente ceticismo de investidores estrangeiros a respeito de uma melhora da economia brasileira sob Bolsonaro –especialmente por conta de problemas na negociação para aprovar a reforma da Previdência. O tom era semelhante ao de análise do think tank Americas Society/Council of the Americas, que indicou que o período de lua de mel do governo chegou ao fim antes de ele completar três meses.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo