Topo

Blog do Brasilianismo

Carnaval venceu puritanismo político no Brasil, diz colunista da Bloomberg

Daniel Buarque

06/03/2019 06h07

O conservadorismo político e o instinto puritano não conseguiram afetar a maior festa do Brasil, e o país manteve sua irreverência durante o Carnaval, segundo um artigo do colunista Mac Margolis publicado na página de opinião da agência de economia Bloomberg.

"Felizmente para o Brasil, santimônia não rima com o samba, e a criatividade superou a penúria", escreve Margolis.

O título publicado no site da Bloomberg diz que "Bolsonaro não diminuiu o espírito carnavalesco". Apesar de mencionar todo o movimento político conservador que levou à eleição do presidente, o texto trata especificamente do Rio de Janeiro e do prefeito Marcelo Crivella. Segundo Margollis, o prefeito se fantasiou de "paladino fiscal" e atuou para sufocar o carnaval, mas não conseguiu atrapalhar a folia.

Em vez de diminuir a festa, explica, a pressão política e o corte de verbas levaram a uma reação festiva, com críticas em forma de carnaval. "Os foliões do Rio prestaram pouca atenção ao seu desmancha-prazeres –isto quando não transformaram o obscurantismo oficial em objeto de alegria e escárnio alegre."

O texto fala ainda sobre a importância do carnaval para a economia do Rio, que ainda sofre efeitos de uma longa crise, e diz que a festa é importante para atrair visitantes e reforçar a cultura local.

"O Carnaval do Rio é o feriado mais famoso do Brasil, a principal atração para os turistas internacionais, e uma vitamina para uma cidade ainda afetada por três anos de prostração econômica."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo