Topo

Blog do Brasilianismo

Vista de fora, Previdência vai determinar futuro do Brasil e de Bolsonaro

Daniel Buarque

22/02/2019 05h51

O avanço da proposta de reforma da Previdência apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta semana vai definir o futuro do Brasil e do novo governo, segundo análises publicadas na imprensa internacional.

A reforma é considerada um "teste-chave" para o Bolsonaro, segundo reportagem do Wall Street Journal. Ela é essencial para conquistar a credibilidade de investidores e recuperar a economia do país, e o sucesso do novo governo depende disso, segundo uma reportagem publicada pela revista The Economist. "O futuro da economia do Brasil depende das aposentadorias", diz o título de um texto publicado pela agência Bloomberg.

"A maior economia da América Latina, o Brasil, está em uma encruzilhada. Consertar suas finanças públicas poderia abrir as portas para um ciclo virtuoso de expansão. Se isso falhar, corre o risco de cair mais fundo nas avaliações de crédito e no crescimento abaixo da média. A única saída é reformular um sistema de previdência dispendioso, concordam os economistas", explica a agência.

Segundo o WSJ, "obter a aprovação do plano no Congresso testará a força política do novo governo, e a disputa entre os legisladores para aprová-lo provavelmente reduzirá a quantidade de dinheiro que o plano de reforma pretende economizar".

De acordo com a Economist, pelo menos na teoria, os políticos e a população brasileiras estão prontos para aceitar as mudanças. Ainda assim, disputas políticas podem repetir as dificuldades encontradas por governos anteriores para aprovar a reforma.

"Bolsonaro tem vantagens que seu predecessor não tinha. Aliados lideram as duas casas do Congresso. Mesmo os políticos que não o apoiam agora acham que as aposentadorias devem ser corrigidas, assim como o público em geral", diz a revista. Por outro lado, "seu governo de dois meses já está mergulhado em escândalos, o que torna as coisas ainda mais difíceis".

"Neste momento, o governo está apostando na 'nova previdência'. O Ministério da Fazenda supostamente planeja uma ação nas redes sociais para argumentar que a reforma reduzirá a desigualdade, criará empregos e liberará dinheiro para serviços públicos como saúde e educação. Tudo isso é verdade e tem sido há muito tempo. Talvez desta vez os brasileiros acreditem nisso", resume a Economist.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo