Topo

Blog do Brasilianismo

Mercado comemora plano para Previdência, mas vê crise e carnaval no caminho

Daniel Buarque

20/02/2019 13h24

A reação imediata da imprensa internacional voltada a investidores estrangeiros a respeito da proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (20) foi positiva. Reportagens publicadas em veículos como o Wall Street Journal e a agência Bloomberg indicam que o país está acertando seu caminho na economia. Ainda assim, há preocupação por conta da crise interna do governo e perspectiva de esperar até depois do carnaval para ter uma noção mais clara sobre uma possível aprovação do plano.

"Bolsonaro entregou ao Congresso a tão esperada proposta do seu governo de reformar o sistema de previdência insolvente do país, iniciando um processo que os economistas dizem que vai ajudar a reduzir o peso de dívidas e abrir caminho para um crescimento econômico mais rápido", diz a avaliação publicada pelo Wall Street Journal.

A publicação vê com otimismo a mobilização em torno do projeto. "Os esforços de presidentes anteriores para reduzir os gastos com aposentadorias encontraram resistência de trabalhadores, legisladores e juízes. Desta vez, porém, parece haver um consenso entre os brasileiros sobre a necessidade de mudanças", explica.

O tom de comemoração aparece também em uma reportagem da Bloomberg que cita o otimismo da gestora de investimentos globais BlackRock com o país. "A agenda de reformas é a cereja no topo" do bolo de medidas para restaurar a credibilidade fiscal do país e atrair mais investimentos, explica.

Apesar da empolgação com a proposta para reformar a Previdência, a mídia que dá voz ao Mercado internacional registra que ainda há motivos de preocupação.

"Enquanto o país está na 'direção certa', qualquer tipo de hesitação ou dificuldades em torno da aprovação da reforma previdenciária pode fazer com que os investidores mudem de ideia", explica a Bloomberg.

O comentário está alinhado ao clima de tensão surgido após a crise interna no governo de Bolsonaro, com a demissão do ministro Gustavo Bebianno, o que criou dúvidas sobre a capacidade do presidente de conseguir apoio para aprovar a reforma.

Segundo uma outra reportagem na mesma Bloomberg, investidores devem se preparar para uma maratona de drama no Congresso em torno da discussão sobre a reforma.

Além da tensão política, a agência de economia também aponta um outro entrave para uma definição rápida sobre o tema. Antes de pensar em previdência, vem o carnaval, explica.

A proposta de reforma já foi apresentada, "mas sua chegada é em grande parte simbólica", diz, e ela "só começará a avançar após o feriado de carnaval, marcado para terminar em 6 de março."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo