Topo

Blog do Brasilianismo

Incêndio expõe má condição de vida de jovens jogadores, diz New York Times

Daniel Buarque

08/02/2019 12h12

O incêndio que atingiu o Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo, no Rio de Janeiro, deixando ao menos dez mortos rapidamente se tornou notícia internacional, com reportagens nos principais jornais do mundo. O caso se junta a uma série de notícias negativas na mídia estrangeira sobre o Brasil nas últimas semanas, incluindo a tragédia de Brumadinho e as chuvas que causaram destruição no Rio de Janeiro.

Agências de notícias e jornais como o New York Times e o Le Monde, bem como o site da rede de TV americana Fox News, foram os primeiros a noticiar o caso no resto do mundo. Eles relatam que o incêndio atingiu a ala mais velha do CT, que servia de alojamento para as categorias de base e recebia jogadores de 14 a 17 anos de idade. As vítimas estavam dormindo no momento do incêndio, o que teria contribuído para a tragédia. Segundo o Corpo de Bombeiros, além dos 10 mortos, o fogo deixou ao menos três feridos –um deles em estado grave.

Além de dar a notícia do incêndio, O jornal americano The New York Times diz que o caso expõe as más condições em que vivem jogadores de futebol no Brasil.

"A tragédia deve renovar o foco nas condições de vida de jovens jogadores de futebol brasileiros, muitos dos quais vêm de origens desprivilegiadas e moram em dormitórios como o Flamengo em todo o país", diz a publicação.

O caso ganhou ainda mais visibilidade por conta da associação entre o futebol e a imagem do Brasil. Para muitos no exterior, o país e o esporte são quase sinônimos, então notícias relacionadas ao futebol costumam ganhar atenção no resto do mundo.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo