Topo

Blog do Brasilianismo

Brumadinho mostra ao mundo que Brasil não aprendeu com tragédias do passado

Daniel Buarque

27/01/2019 14h48

"Uma barragem que retinha resíduos de mineração de ferro estourou no Brasil — de novo". Esta frase é o título de uma reportagem publicada pelo site jornalístico Quartz sobre a tragédia em Brumadinho, e resume a percepção internacional sobre o caso.

Visto de fora, o desastre é uma repetição do passado trágico de Mariana, e mostra que o Brasil parece não ter aprendido as lições que deveriam ter saído do que em 2015 foi visto como "apocalíptico", mas totalmente possível de evitar.

"O desastre é a repetição de um pesadelo para a região: outra barragem de mineração estourou três anos antes, a apenas 75 quilômetros de distância, no mesmo estado de Minas Gerais, matando 19 pessoas e causando o que é considerado o pior desastre ambiental da história do Brasil", explica o Quartz.

A ideia de repetição aparece em quase todas as reportagens sobre o caso na imprensa internacional — e o caso ganhou atenção em todos os principais veículos da mídia estrangeira, com publicação de reportagens e dezenas de fotos e vídeos que ampliam ainda mais a visibilidade global da tragédia.

Por mais que a cobertura inicial esteja mais presa à narrativa do que aconteceu, com poucas análises mais aprofundadas, a comparação inevitável com a tragédia de Mariana reforça a ideia de que o país mais uma vez deixou que o era evitável acontecesse.

A tendência é que Brumadinho tenha um impacto tão negativo para a imagem do Brasil quanto a tragédia de Mariana, que em 2015 foi vista como um dos principais fatores que pioraram a reputação do país no resto do mundo. Com a ideia de repetição de tragédias, Brumadinho pode ter um saldo ainda pior.

Observando em retrospecto, foi possível ver que o desastre em Mariana acabou sendo um dos assuntos relacionados ao Brasil com maior evidência no resto do mundo em 2015. Na época, em meio à crise, ele se juntou a reportagens sobre turbulências políticas e econômicas em um ano de más notícias sobre o país, que parecia afundar no lamaçal, como retratou uma capa da revista "The Economist".

Poucos dias após o desastre, já era possível encontrar mais de mil menções ao caso em outros idiomas, além do português. Na ocasião, análises detalhadas dos impactos ambientais, sociais, políticos e econômicos do rompimento da barragem dominaram a atenção do resto do mundo, e um dos principais focos da análise estrangeira era a busca por responsáveis pelo desastre. O caso era associado frequentemente às ideias de "negligência e erro humano", como dizia uma das primeiras reportagens sobre o caso. É de se esperar um tom semelhante a respeito do caso de Brumadinho.

Além da ideia de repetição de tragédias, a atenção internacional também vai se voltar para a reação do governo recém-inaugurado de Jair Bolsonaro. Em 2015, a reação do governo de Dilma Rousseff foi vista como "caótica", e mostrou a falta de liderança no país. Agora, já se usa a ideia de que o caso vai ser um teste para Bolsonaro, especialmente pela atenção em torno da forma como o novo governo vai lidar com questões ambientais no país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil.

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo