Topo

Blog do Brasilianismo

Preço e ilegalidade desafiam decreto sobre armas, diz mídia estrangeira

Daniel Buarque

15/01/2019 15h28

A assinatura de um decreto que flexibiliza a posse de armas no país, uma das promessas de campanha de Jair Bolsonaro, vai diminuir os obstáculos para quem quiser comprar armas no país. A medida ganhou destaque quase imediato na imprensa internacional, com reportagens que ressaltam que o Brasil "se tornou o país com mais assassinatos do mundo", como diz o texto do "Wall Street Journal" sobre o tema.

Apesar da decisão do governo, a medida terá efeito limitado por conta da alta circulação de armas ilegais e do alto preço de armas novas no país, destacou uma reportagem da agência de economia Bloomberg.

"Por si só, é improvável que o decreto de Bolsonaro ajude muitos brasileiros a comprar armas, não apenas devido a outras regras rigorosas que permanecerão em vigor, mas também devido ao alto custo. A fabricante brasileira Forjas Taurus SA domina o mercado local e, sem maior concorrência, alguns especialistas dizem que as armas de fogo legais continuarão a ser proibitivamente caras para a maioria", diz a reportagem.

Além disso, ressalta a agência, a posse de armas já era legal em alguns casos no país, e quase 95% das armas apreendidas pela polícia não têm registro, pois circulam ilegalmente.

"Embora seja legal possuir uma arma no Brasil, os obstáculos burocráticos limitam seu registro e a maioria das armas é obtida ilegalmente. Em 2018, 48.330 licenças para armas e munições foram emitidas e 210.097 foram renovadas, de acordo com dados da Polícia Federal. Por outro lado, 94,9% das 119.484 armas de fogo apreendidas pelas autoridades em 2017 não foram registradas", diz.

O jornal britânico "The Independent" também ressaltou o alto número de homicídios registrados no Brasil, e disse que a medida do governo faz parte do plano de Bolsonaro, que durante a campanha criou imagem de candidato com postura dura contra o crime. Ainda assim, o jornal destaca que pesquisas indicam que apenas 41% dos brasileiros apoiam a liberalização das armas.

A flexibilização da posse de armas no país foi uma das principais promessas de campanha de Bolsonaro. Ela não tem relação com o porte de armas, que é o direito de o indivíduo andar armado pelas ruas. A posse, por sua vez, é a autorização para manter uma arma em casa ou no trabalho, desde que o proprietário seja o responsável legal pelo local.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo