Topo

Blog do Brasilianismo

'Newsweek' descreve 'bromance' entre Bolsonaro e Trump: 'O amor está no ar'

Daniel Buarque

18/11/2018 07h08

Após gerar reações negativas e críticas em quase todo o mundo durante sua campanha eleitoral e após sua vitória na disputa pela Presidência, o futuro governo brasileiro já começa a se alinhar à política do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a ganhar elogios. Segundo uma reportagem da revista americana "Newsweek", "o amor está no ar entre o governo Trump e o recém-eleito presidente do Brasil".

A publicação fala em "bromance" (termo usado para descrever uma relação próxima, não sexual, entre homens) e faz referência aos elogios do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos à decisão de Bolsonaro em relação ao programa Mais Médicos.

"Elogiamos o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, por tomar posição contra o regime cubano por violar os direitos humanos de seu povo, incluindo médicos enviados para o exterior em condições desumanas", publicou o órgão da presidência dos EUA.

Segundo a "Newsweek", o presidente eleito respondeu usando o Twitter de uma forma que espelha o modelo de comunicação usado por Trump nos EUA.

A troca de mensagens "é uma demonstração recente de afeto entre a Casa Branca e o presidente eleito do Brasil. Um dia depois da vitória de Bolsonaro em 28 de outubro, Trump twittou que ele 'teve uma boa conversa com o recém-eleito presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que venceu sua disputa por uma margem substancial'. Ele então acrescentou que "nós concordamos que o Brasil e os Estados Unidos trabalharão juntos em comércio, forças armadas e tudo mais! Desejo-lhe parabéns".

O alinhamento do Brasil com o governo de Trump também tem sido ressaltado nas análises internacionais sobre a escolha do diplomata Ernesto Henrique Araújo para ser o ministro das Relações Exteriores do próximo governo. Araújo foi descrito pelas reportagens publicadas pelas agências internacionais como um admirador, um "seguidor apaixonado" e "fã de Trump".

A proximidade de Bolsonaro com o presidente dos EUA foi comentada no resto do mundo desde antes da eleição. O então candidato foi chamado de "versão tropical" de Trump, e várias análises compararam o estilo político dos dois.

Apesar do alinhamento e dos elogios recentes do governo americano, é importante ressaltar que Trump não tratou o Brasil como uma prioridade durante seu governo até agora. Nas poucas vezes em que mencionou o país, o americano criticou o Brasil. Antes de ser eleito,  Trump citou o Brasil como um dos países que roubam empregos dos EUA. No mês passado, antes da eleição de Bolsonaro, o americano voltou a atacar e disse que o Brasil é um dos países que se aproveitam dos Estados Unidos.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo